As relações entre saber e poder em testes psicodiagnósticos a partir de M. Foucault
Palavras-chave:
dificuldades de aprendizagem, testes psicológicos, psicodiagnósticosResumo
No presente artigo tenho o objetivo de abordar algumas questões relativas aos testes utilizados nos processos psicodiagnósticos de crianças consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem. Tomando como pano de fundo histórico, principalmente, o livro de Foucault Vigiar e Punir (1975/1986), pretendo investigar a hipótese de que a criança é considerada doente, anormal devido a fatores relacionados às normas impostas e não a organicidade e/ou patologia neurológica. Interessa-me refletir sobre os indícios que permitem apontar a concepção de linguagem escrita subjacente aos testes, linguagem esperada e privilegiada, mas que pode não ser a linguagem que a criança usa, vive e experiencia.Downloads
Publicado
2018-06-11
Como Citar
Caron, M. (2018). As relações entre saber e poder em testes psicodiagnósticos a partir de M. Foucault. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 21(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/37691
Edição
Seção
Artigos