PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.3779Palavras-chave:
TDAH, processamento linguístico, leitura, problema de linguagemResumo
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico psiquiátrico mais frequente entre crianças com problemas de aprendizagem. Os sujeitos com TDAH apresentam problemas de memória operacional, portanto, levantamos a hipótese de que o grupo com TDAH não apresentaria o mesmo desempenho em tarefas de leitura que o grupo controle. Realizamos cinco experimentos psicolinguísticos, utilizando metodologia online, com o objetivo de diferenciar o processamento da leitura do processamento metalinguístico e, desta forma, especificar a natureza da dificuldade dos portadores de TDAH. Ambos os grupos obtiveram índices de acertos similares, porém as latências foram significativamente maiores para o grupo de sujeitos com TDAH, demonstrando que eles têm a capacidade de chegar a um mesmo resultado, porém necessitam de mais tempo do que o grupo controle. Este resultado sugere que pode haver um problema de processamento da linguagem intrínseco ao TDAH.Downloads
Publicado
2014-05-12
Como Citar
Albuquerque, G., Maia, M., França, A., Mattos, P., & Pastura, G. (2014). PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM NO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH). DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 28(2). https://doi.org/10.1590/delta.v28i2.3779
Edição
Seção
Artigos