O discurso jornalístico sobre privatizações e protestos nas ruas
Palavras-chave:
Discurso, Mídia, Ideologia, Senso ComumResumo
O objetivo deste artigo é analisar o discurso jornalístico sobre privatizações e manifestações de protesto. Serão examinados editoriais e reportagens sobre a venda de três grandes estatais brasileiras: a Usiminas, a Vale do Rio Doce e a Telebrás. Foram selecionados textos dos seguintes jornais: Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense, Jornal de Brasília, publicados no dia seguinte às privatizações. A pesquisa se orienta, entre outros, pelos trabalhos de Fairclough sobre discurso e sobre mídia; de Thompson sobre ideologia; de Fowler sobre o discurso da mídia. A metodologia de exame do corpus é a da análise de discurso crítica (Fairclough e Chouliaraki). Para concluir, mostrarei como, por meio da legitimação das vendas e da fragmentação dos manifestantes, o discurso jornalístico procura construir um senso comum favorável à privatização e de repúdio ao protesto popular nas ruas.Downloads
Publicado
2018-06-18
Como Citar
Leal, M. C. D. (2018). O discurso jornalístico sobre privatizações e protestos nas ruas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 21(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/37797
Edição
Seção
Artigos