Gênero da família das estórias no contexto escolar urbano e rural: estágios e escolhas linguísticas

Autores

  • Maria do Rosário da Silva Barbosa Universidade de Pernambuco - Departamento de Letras/Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa/Programa de Pós-Graduaçao em Letras/PROFLETRAS - Pernambuco - PE

Palavras-chave:

Gêneros da família estória, Organização em etapas, Escolhas linguísticas

Resumo

Este estudo dedica-se a discutir a construção de gêneros da família das estórias produzidas por escolares sob a ótica da Linguística Sistêmico- Funcional, inspirados em estudos de Halliday e Matthiessen (2004), Chirstie (2005), Martin e Rose (2008) e Rose e Martin (2012). Mais especificamente, objetiva analisar o Relato e a Narrativa no intuito de compreender a organização desses gêneros em etapas e sua relação com as escolhas linguísticas. O foco de análise encontra-se nas etapas de Relatos e Narrativas, articuladas a critérios formais e funcionais. Os critérios formais dizem algo sobre recursos linguísticos utilizados no gênero e os funcionais revelam como os usuários se apropriam de recursos linguísticos e alcançam o propósito global do texto. Nessa perspectiva, o gênero de um texto é identificado como a sequência de etapas ou passos funcionais distintos por meio dos quais o texto se desenvolve. Os resultados demonstram que as etapas de gêneros da família das estórias variam de acordo com o propósito e o contexto de cultura do aprendiz e influenciam nas escolhas linguísticas - lexicais e gramaticais.

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Como Citar

Barbosa, M. do R. da S. (2018). Gênero da família das estórias no contexto escolar urbano e rural: estágios e escolhas linguísticas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/38997

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Artigos