O estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem

Autores

  • Carmem Luci da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas/ Programa de Pós-Graduação em Letras - área de Estudos da Linguagem - Porto Alegre - RS

Palavras-chave:

linguagem, enunciação, discurso, texto.

Resumo

Este trabalho se sustenta na ideia de que a capacidade simbólica, base da significação, é condição de integração humana à linguagem. Parte-se do pressuposto de que, a cada vez que a língua é atualizada em discurso, via enunciação, há uma nova experiência de significação instaurada na linguagem. Nessa perspectiva, o artigo procura responder à seguinte questão: Como estudar o texto a partir de uma concepção enunciativa de linguagem? A resposta a essa questão é formulada a partir da concepção de que o texto, considerado discurso, resulta da atualização da língua por um locutor, que, por nascer na cultura (Benveniste 1995; 1989), a cada ato de enunciação, realiza um acontecimento diferente e novo para fazer a passagem a sujeito e, nessa passagem, registra o modo como se instaura nos valores culturais da sociedade em que vive. É, com esses princípios, que o estudo enunciativo de um texto é proposto.

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Como Citar

Silva, C. L. da C. (2018). O estudo do texto em uma perspectiva enunciativa de linguagem. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39001

Edição

Seção

Artigos