Toucher du doigt le jeu du mécanisme linguistique: Investigando a língua em movimento na fala da criança
Palavras-chave:
mecanismo linguístico, analogia, mise en rapport, mise en système, relações associativas, esquecimento estrutural.Resumo
Cem anos depois da publicação do Cours de Linguistique Générale, sua
importância chega até nossos dias, acrescida do interesse pela descoberta
de novos documentos. Nas lições de Saussure exemplifica-se o fenômeno
da analogia com falas de criança, ilustração esta que ultrapassa o mero
propósito pedagógico e, a serviço da teorização, oferece um ponto de
partida capaz de convocar outros pilares do edifício conceitual saussu-
riano (língua e fala, mecanismo associativo-sintagmático, para dizer o
mínimo). Neste trabalho aceitamos o convite de Saussure de “escutar
uma criança”, explorando através da evidência empírica disponível,
inovações que nos fazem “toucher du doigt le jeu du mécanisme linguisti-
que” – imagem sugestiva de questões teóricas e empíricas, aptas a atestar
a atualidade dos fundamentos do pensamento saussuriano nos estudos
sobre a fala da criança.