ANÁLISE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA DAS DESIGNAÇÕES PARA FANHOSO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS

Autores

  • ROMARIO DUARTE SANCHES Universidade do Estado do Amapá/ Universidade Federal do Pará
  • ABDELHAK RAZKY Universidade Federal do Pará e Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Dialetologia, Geossociolinguística, Variação lexical, ALiB

Resumo

Este artigo busca mapear e analisar a variação lexical para fanhoso nas capitais brasileiras a partir dos dados do projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). A pesquisa segue os mesmos parâmetros metodológicos do projeto ALiB, contando com 25 capitais brasileiras, onde foram entrevistados oito informantes por localidade. Os resultados apontam que para designar uma pessoa que parece falar pelo nariz os informantes utilizam as seguintes variantes lexicais mais frequentes: fanhoso, fanho, fonhém/fõem e fom-fom. É possível notar também que não há uma variação diatópica de característica isoléxica, mas sim agrupamentos lexicais do tipo supra-agrupamentos, macroagrupamentos, microagrupamentos e nanoagrupamentos.

Biografia do Autor

ROMARIO DUARTE SANCHES, Universidade do Estado do Amapá/ Universidade Federal do Pará

Doutorando e mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Pará. Professor de Linguística do curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá.

ABDELHAK RAZKY, Universidade Federal do Pará e Universidade de Brasília

Professor associado nível 4 da Universidade Federal do Pará (UFPA), em exercício no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). 

Publicado

2022-02-25

Como Citar

SANCHES, R. D., & RAZKY, A. (2022). ANÁLISE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA DAS DESIGNAÇÕES PARA FANHOSO NAS CAPITAIS BRASILEIRAS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/43836

Edição

Seção

Artigos