Formações discursivas e processos identificatórios na aquisição de línguas

Autores

  • Silvana Serrani Infante Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

aquisição de segunda língua, análise de discurso, formação discursiva, identidade, subjetividade inconsciente

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão de resultados de natureza predominantemente teórica, decorrentes do andamento do projeto de pesquisa "identidade e Identificação Lingüístico - Cultural: Estudo da Funções da Segunda Língua na Constituição do Sujeito de Enunciação". Focaliza-se o funcionamento de fatores não cognitivos. que têm uma incidência crucial no grau de sucesso e forma de acontecimento do processo de aquisição de segunda língua dentro de abordagem transdisciplinar, a partir de perguntas provindas da Lingüística Aplicada, mobilizando categorias da Análise do Discurso e da Psicanálise. As mais relevantes sâo: formação discursiva, intradiscurso, interdiscurso, esquecimento nº 1, esquecimento nº 2 (Pêcheux, ed. bras. 1988), identidade, identificação (Freud, 1966; Lacan, 1977; Nasio, 1995). Discute-se a perspectiva de Revuz (1991) sobre o processo de aquisição de segunda língua estrangeira, as bases da estruturação psíquica são solicitadas e, portanto, a primeira língua. Examina-se o funcionamento dos processos de nominação e predicação em L1 e L2 e destaca-se a importância dos processos de identidade e identificação, conforme caracterizados na teoria psicanalítica. Conclui-se afirmando que questões metodológicas do ensino de línguas, motivações explícitas do aprendiz e outros tópicos semelhantes estão subordinados, em grande parte, à compreensão dos profundos fatores não cognitivos discutidos, os quais determinam o modo de acontecimento do processo de aquisição de segunda língua. Propõe-se que esses fatores sejam abordados, problematizando-se a concepção bipolar biológico-social de sujeito de linguagem, pela inclusão, na análise, das dimensões simbólica e significante do processo de constituição do discurso.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Infante, S. S. (2019). Formações discursivas e processos identificatórios na aquisição de línguas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 13(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45011

Edição

Seção

Artigos