Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte

Clarice Lage Gualberto, Zaira Bomfante dos Santos

Resumo


Neste trabalho, lançamos um olhar panorâmico sobre contribuições e

os desdobramentos da Abordagem da Multimodalidade nas pesquisas

no contexto brasileiro. No primeiro momento, centramos o diálogo nas

postulações de Kress (2010); Kress e van Leeuwen (2001); Bezemer

e Kress (2016), para compreender a paisagem semiótica. No segundo

momento, descrevemos como essa perspectiva tem se colocado no cenário

brasileiro, trazendo contribuições para o desenvolvimento de pesquisas.

A parte quantitativa deste artigo utilizou as plataformas de busca, como

Google Acadêmico e o banco de dados virtual CAPES – Coordenação

para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior.


Palavras-chave


Abordagem multimodal; Semiótica Social; contexto brasileiro.

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X