O desenvolvimento da narrativa escrita: como são os textos que as crianças escrevem?

Autores

  • Roxane Helena Rodrigues Rojo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa mais extensa sobre o desenvolvimento da escrita de histórias por alunos da primeira série e faz isso com base em uma perspectiva sócio-construtivista. No desenvolvimento narrativo do discurso, as habilidades de escrita e a metacognição das estruturas discursivas são vistas como aspectos de um contínuo complexo influenciado pelas relações sociais das crianças durante o processo de alfabetização. Este artigo examina estruturas narrativas de textos infantis, descreve o desenvolvimento estrutural desse processo e sugere que ele esteja relacionado às condições de produção e ao desenvolvimento do papel do autor, do personagem ao narrador. As conclusões apontam para uma visão constitutiva subjetiva e objetiva do processo.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

Rojo, R. H. R. (2019). O desenvolvimento da narrativa escrita: como são os textos que as crianças escrevem?. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 6(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/46475

Edição

Seção

Artigos