A produção de artigos da área médica e das ciências da saúde com o auxílio de key lexical bundles: um estudo direcionado por corpus

Autores

  • Ana Eliza Pereira Bocorny Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Rozane Rebechi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Randi Reppen Northern Arizona University
  • Maria Claudia Nunes Delfino PUC-SP Fatec - Praia Grande
  • Vivian Meurer Lameira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x2021370101

Palavras-chave:

Linguística de Corpus, key lexical bundles, recursos pedagógicos direcionados por corpus, escrita acadêmica.

Resumo

O inglês é a língua franca da academia. Publicar nesse idioma aumenta a disseminação do conhecimento científico e as possibilidades de citação. Frente ao exposto, buscamoscontribuir para o aumento do impacto da produção científica brasileira, propondo recursos pedagógicos baseados em padrões linguísticos obtidos com uma abordagem direcionada por corpus. Objetivamos levantar “key lexical bundles” na introdução de artigos em inglês da área da saúde. Nossos dados mostram que: (i) há concentração de “key lexical bundles” em certos movimentos e passos da seção estudada; (ii) é possível agrupar as unidades concentradas em estruturas para uso na construção de recursos pedagógicos.

Biografia do Autor

Ana Eliza Pereira Bocorny, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na graduação e na pós-graduação do Instituto de Letras. Doutorou-se pela UFRGS na Área de Estudos da Linguagem. Possui mestrado em Educação pela PUCRS. Como pesquisadora trabalha com Ensino de Inglês para Fins Específicos e Acadêmicos, Terminologia, Terminografia e Linguística de Corpus. Atualmente, coordena o projeto que desenvolve o LÚMINA Idiomas, um Ambiente Virtual de Aprendizagem que reúne recursos digitais para o ensino de línguas para fins acadêmicos.

Rozane Rebechi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na graduação e pós-graduação do Instituto de Letras. Possui graduação em Tradução pela Faculdade Ibero-Americana e especialização em Tradução e mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Suas principais áreas de atuação são Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, Tradução e Terminologia, com enfoque na utilização da Linguística de Corpus como metodologia. Atualmente, preside a Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução (ABRAPT).

Randi Reppen, Northern Arizona University

Professora de Linguística Aplicada e Ensino de Inglês como Segunda Língua na Northern Arizona University em Flagstaff, AZ. Sua área de interesse inclui análise de grandes coleções de textos (linguística de corpus) para melhor entender como a língua varia em diferentes contextos de uso para poder melhor preparar materiais de ensino e aulas mais focadas na língua em uso.

Maria Claudia Nunes Delfino, PUC-SP Fatec - Praia Grande

possui mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, onde ela focou em Linguística de Corpus e Ensino de Línguas, sob a orientação do professor  Tony Berber Sardinha’s supervision. Ela é especialista em Linguística e Ensino de Línguas pela Uniseb e leciona na Faculdade de Tecnologia de  Tecnologia de São Paulo (FATEC-PG). Seus interesses acadêmicos inclui aplicação de Linguística de Corpus no ensino de línguas e análise linguística de letras de música através da Análise Multidimensional

Vivian Meurer Lameira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestranda em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução - Relações Textuais do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela UFRGS.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Bocorny, A. E. P., Rebechi, R., Reppen, R., Delfino, M. C. N., & Lameira, V. M. (2022). A produção de artigos da área médica e das ciências da saúde com o auxílio de key lexical bundles: um estudo direcionado por corpus. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(1). https://doi.org/10.1590/1678-460x2021370101

Edição

Seção

Artigos