A tradução de jogos para smartphones na sala de aula de ensino de tradução

Autores

  • Marileide Dias Esqueda Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e do Curso de Bacharelado em Tradução do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0002-6941-7926
  • Isabella Coelho Fernandes Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-8178-1838

Palavras-chave:

ensino de tradução, formação de tradutores, tradução e localização de videogames, jogos de código aberto para smartphones

Resumo

Apesar do crescimento da indústria de videogames nos últimos anos, planejar uma disciplina de tradução e localização desse tipo de produto para cursos de graduação em Tradução torna-se uma tarefa complexa, particularmente devido ao acesso limitado a materiais autênticos oriundos das empresas desenvolvedoras de jogos, que temem o vazamento de informações e a pirataria. Assim, este trabalho descreve possibilidades para o ensino da tradução e localização de videogames, a partir da manipulação dos ativos linguísticos de jogos de código aberto para smartphones, com vistas a demonstrar as possíveis demandas tradutórias a eles relacionados e prospectando sua inserção na formação de tradutores.

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Publicado

2020-02-17

Como Citar

Esqueda, M. D., & Fernandes, I. C. (2020). A tradução de jogos para smartphones na sala de aula de ensino de tradução. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 35(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47117