Construção Identitária no Processo de Aprendizagem de Língua e Cultura em Autobiografia de Imigrante

Autores

Palavras-chave:

Identidade do docente de línguas, agência, autobiografias, avaliatividade

Resumo

Este artigo discute o processo de construção identitária do docente de línguas, partindo de autobiografia de um professor de inglês, ex-imigrante nos E.U.A. Dentro de enquadre qualitativo, enfoca embates pessoais vivenciados durante a aprendizagem do inglês e de inserção na cultura estadunidense, bem como significações construídas em experiências docentes iniciais. Sustentam o estudo conceituações sobre a intricada natureza da identidade do professor de línguas (Barkhuizen, 2017) e o papel da agência para o desenvolvimento pessoal (Lantolf e Thorne, 2006). A narrativa é, ainda, analisada linguisticamente com base no Sistema de Avaliatividade. Resultados apontam o protagonismo das emoções na constituição identitária.

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Publicado

2020-02-17

Como Citar

Romero, T. R. de S., & Casais, A. A. S. (2020). Construção Identitária no Processo de Aprendizagem de Língua e Cultura em Autobiografia de Imigrante. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 35(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47125