AS ABORDAGENS-METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO APLICATIVO DUOLINGO: uma pesquisa narrativa

Autores

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de LE. Aprendizagem móvel. Abordagens-metodológicas de ensino de línguas.

Resumo

O campo de estudos da Educação Linguística e Linguística Aplicada tem se debruçado, frequentemente, sobre a temática das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e dos processos de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras (LE). Diante desse contexto, neste trabalho tomamos como objeto de estudo o aplicativo Duolingo, uma plataforma disponibilizada gratuitamente para a aprendizagem de LE. Nosso escopo recai sobre o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na sua versão de aplicativo para Android. Nesse sentido, apresentamos um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado (XXXXXXX, ????), que teve como um dos objetivos compreender a(s) abordagem-metodológica(s) de ensino de línguas que subjaz(em) no aplicativo Duolingo. O arcabouço teórico que nos fundamenta teoricamente são os trabalhos sobre as TDICs na Educação e aprendizagem móvel (BOLL, RAMOS & REAL, 2018; entre outros) e as abordagens-metodológicas de ensino de línguas (LARSEN-FREEMAN, 2000; entre outros). A metodologia adotada consiste em uma pesquisa narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2011) e partiu das experiências de uso do aplicativo pela própria pesquisadora. As análises demonstraram que são, essencialmente, duas abordagens-metodológicas predominantes no aplicativo, a saber, gramática-tradução e método audiolingual. Ainda assim, concluímos que não se trata apenas da aplicação de antigas perspectivas teórico-metodológicas em uma nova proposta de aprendizagem, pois, no Duolingo, desvelam-se aspectos sociais, culturais e psicocognitivos contemporâneos

Biografia do Autor

Mayara Mayumi Sataka, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras

Mestre  pelo Programa de pós-Graduação em Línguística e Língua Portuguesa  e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, Faculdade de Ciências e Letras (FCL), UNESP, Araraquara.

Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld, Unesp-Araraquara

Mestrado em Linguística na UFScar, doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp-Araraquara, pós-doutorado na UFSCAR. Atua como professora assistente doutora no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, tanto a nível de graduação quanto de pós graduação, no programa de pós em Linguística e Língua Portuguesa.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Sataka, M. M., & Rozenfeld, C. C. de F. (2022). AS ABORDAGENS-METODOLÓGICAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO APLICATIVO DUOLINGO: uma pesquisa narrativa. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/47855

Edição

Seção

Artigos