DIMENSÕES CRÍTICA E ÉTICA NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL EM UM JOGO EDUCATIVO DIGITAL

Autores

  • Regina Cláudia Pinheiro Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0001-5190-1376
  • Bruna Maele Girão Nobre Pinheiro Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Letramento digital, Jogos educativos digitais, Uso crítico e ético das tecnologias digitais.

Resumo

Neste trabalho, analisamos as práticas de letramento digital de estudantes de Ensino Médio em um jogo educativo digital, tendo em vista as dimensões ética e crítica. Para tanto, nossa pesquisa está fundamentada, principalmente, nas discussões sobre letramentos em ambientes digitais (Cope e Kalantzis, 2000; Lankshear e Knobel, 2007; Rojo, 2012; Capurro, 2015; Janks, 2018; XXXXXX, 0000) e jogos digitais (Coutinho e Alves, 2016; XXXXXX, 0000; XXXXXX, 0000). O percurso metodológico consistiu, em primeiro lugar, na aplicação do jogo Olimpíadas Digitais com alunos da 3º série do Ensino Médio; em segundo lugar, na audiência às experiências de jogo dos usuários, gravadas através de um software de captação da tela do computador; em terceiro lugar, na aplicação de uma entrevista em autoconfrontação simples. Os resultados demonstraram que o jogo educativo digital utilizado nesta pesquisa contribuiu para a ampliação das práticas de letramento digital, através do desenvolvimento da visão crítica/ética acerca das interações no ambiente digital e no uso das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Regina Cláudia Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela UFC e Professora do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns, da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Pinheiro, R. C., & Pinheiro, B. M. G. N. (2022). DIMENSÕES CRÍTICA E ÉTICA NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL EM UM JOGO EDUCATIVO DIGITAL. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/49228

Edição

Seção

Artigos