COLÔNIA DE GÊNEROS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO PROMOCIONAL FORRO DE BANDEJA DE FAST-FOOD

Autores

Palavras-chave:

Gêneros do discurso, Colônia de gêneros, Forros de Bandeja de Fast-food

Resumo

Este artigo pretende discutir sobre o gênero de discurso forro de bandeja de fast-food, buscando analisar como ele integra as práticas sociais, ao mesmo tempo em que é gerado e configurado por elas. Sua natureza é a pesquisa aplicada, cujo objetivo é a aplicação prática da ciência. Essa reflexão considerou o conceito swasiano de gêneros de discurso e o conceito bhatiano de colônia de gêneros. A colônia de gêneros é um agrupamento de gêneros que estabelecem entre si um conjunto de relações complexas dentro e através de diferentes domínios discursivos de acordo com o escopo comunicativo a que se propõem. Analisado sob o viés do discurso promocional, o gênero forro de bandeja de fast-food mescla em si outros gêneros que mantêm interface com este e com outros domínios discursivos dos quais se originam. Os resultados parecem confirmar a hipótese de que cada gênero mesclado no forro de bandeja de fast-food contribui para o alcance dos propósitos comunicativos de natureza promocional.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG

Doutor em Letras e Linguística pela PucMinas. Professor do Programa de Estudos de Linguagem - POSLING, do Cefet-MG - Linha III - Linguagens, Ensino e Tecnologias. Professor do Departamento de Linguagens e Tecnologias, do Cefet-MG, atuante no Curso de Letras - Tecnologias em Edição e na educação básica.

Andrea Cristina Maggi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Cefet-MG

Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-MG. Professora da educação básica na área de Linguagens e Tecnologias. Membro do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP/CEFET-MG).

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Ribeiro, L. A., & Maggi, A. C. (2022). COLÔNIA DE GÊNEROS: UMA ANÁLISE DO GÊNERO PROMOCIONAL FORRO DE BANDEJA DE FAST-FOOD. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/49365

Edição

Seção

Artigos