Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos

Autores

  • Caroline Girardi Ferrari Mestranda em Letras (Estudos da Linguagem - Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Maity Siqueira Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Linguística Cognitiva, Compreensão de Provérbios, Provérbios, Tarefa de Compreensão de Provérbios.

Resumo

Sob a perspectiva da Linguística Cognitiva, analisamos a compreensão de provérbios por crianças e adultos, através de uma tarefa de compreensão. Foram entrevistados três grupos de participantes: 30 adultos; 33 crianças mais novas (m=7,85 anos, dp=7,3 meses); e 25 crianças mais velhas (m=10,59 anos, dp=7,92 meses). Uma análise de variância (ANOVA) de medidas repetidas foi operada e complementada por um teste de Tukey. Foram analisados os itens, os grupos de idade, os tipos de pergunta e as interações entre essas categorias. As análises apresentaram efeito principal de idade, tipo de pergunta e item na compreensão de provérbios dos grupos entrevistados (p<0.05). Quanto mais novo o participante, menores foram seus índices de compreensão dos itens.

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Publicado

2021-02-08

Como Citar

Ferrari, C. G., & Siqueira, M. (2021). Água mole em pedra dura tanto bate até que fura: uma comparação entre a compreensão de provérbios por crianças e adultos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 36(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52315

Edição

Seção

Artigos