Apreensão e Emergência de Gêneros Acadêmicos: o trabalho fi nal do PROFLETRAS

Autores

  • Benedito Gomes Bezerra Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife, Pernambuco
  • Maria Ladjane dos Santos Pereira Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Recife, Pernambuco

Palavras-chave:

Gêneros acadêmicos, apreensão, gêneros antecedentes, emergência de gêneros

Resumo

A relação entre os gêneros em sistemas de atividades é uma premissa das teorias de gênero de base retórica e sociológica. Neste trabalho, sob a orientação dos Estudos Retóricos de Gênero, adota-se o conceito de apreensão (uptake) como categoria para a investigação da emergência do Trabalho de Conclusão Final (TCF) do PROFLETRAS na relação com os gêneros que lhe antecedem. Com o objetivo de explorar o processo de uptake envolvido na construção do TCF, examinam-se, no estudo, tanto a organização estrutural dos primeiros trabalhos produzidos no Programa, à luz de gêneros antecedentes como a dissertação de mestrado acadêmica e diretrizes institucionais que orientaram sua produção, como a percepção de egressos sobre o desafi o de escrever no gênero. Os resultados sugerem a emergência de um novo gênero acadêmico associado, porém não idêntico, à dissertação de mestrado tradicional.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Bezerra, B. G., & Pereira, M. L. dos S. (2021). Apreensão e Emergência de Gêneros Acadêmicos: o trabalho fi nal do PROFLETRAS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 36(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/52556

Edição

Seção

Artigos