POR UMA LINGUÍSTICA APLICADA ANTIRRACISTA:
PROBLEMATIZAÇÕES ACERCA DE DISCURSOS SILENCIADORES E DE (RE)EXISTÊNCIA DA NEGRITUDE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202156105Resumo
A chegada da pandemia de COVID-19 nos trouxe desafios tanto nos âmbitos individual, quanto no coletivo. Diante deste cenário, encontramos dados que nos alertam para a (falta de) atenção dada às populações menos amparadas pelas políticas públicas, como a população negra. Nos atentamos às desigualdades já existentes antes do período de crise sanitária, e que urgem serem consideradas nas pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, entre elas a Linguística Aplicada. Diante do exposto, o objetivo de nosso estudo é analisar interações discursivas entre usuários do Facebook, ao terem visto uma imagem de divulgação de um debate online (live) acerca da representação negra em livros didáticos, postada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Os resultados mostram tanto os discursos silenciadores da iniciativa que visou a promoção do debate racial na esfera educacional, bem como os discursos de valorização desta prática. Dessa forma, reforçamos que as pesquisas em Linguística Aplicada, que possuem a linguagem como papel central nas interações entre os sujeitos, devem problematizar os usos da linguagem que minimizam iniciativas de promoção da justiça social.