Interação colaborativa na graduação em língua francesa:
Uma experiência de educação online em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460x202156106Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir usos e práticas de linguagem que promoveram a participação e a interação colaborativa entre estudantes de graduação em plataforma usada para a educação online. As práticas de aprendizagem se realizaram no contexto de uma disciplina de morfossintaxe do francês para a graduação em Letras Francês da Universidade de Brasília, durante o período de ensino remoto decorrente da pandemia de 2020. Apoiadas nas noções de mediação pelo texto e de aprendizagem/interação colaborativa (WARSCHAUER, 1997; ZOUROU, 2007; BRAGA, 2013), as práticas tiveram por objetivo proporcionar uma aprendizagem da língua e sobre a língua francesa tomando como recurso textual de reflexão o próprio material linguístico-discursivo construído pelos estudantes em suas interações no ambiente online. Narrativas dos estudantes indicam que a perspectiva da educação online adotada favorece o enfoque pedagógico na negociação de sentidos colaborativamente, ao mesmo tempo que abre espaço a um trabalho crítico sobre a linguagem e os processos de elaboração de sentidos em ambientes online.