O Projeto de Lei 5595 e o discurso de ódio:

a desconstrução da carreira docente no contexto pandêmico

Autores

  • Júlio Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Marcos Randall Oliveira de Freitas Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202156107

Resumo

A construção discursiva do ódio apresenta muitas facetas e, considerando isso, buscamos nos aproximar dos estudos sobre o fenômeno do discurso de ódio (GLUCKSMANN, 2007) na internet, focando na desconstrução da carreira docente no Twitter. Para a construção e análise dos dados, entrelaçamos a Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001) e a etnografia virtual (HINE, 2005) para investigarmos os processos sociodiscursivos engendrados no discurso de ódio aos professores a partir de comentários feitos no Twitter sobre o Projeto de Lei 5595 (BRASIL, 2020). Os resultados da pesquisa mostram-nos que o fortalecimento do discurso de ódio à carreira docente é um mecanismo de silenciamento dos docentes que estão empenhados na defesa dos direitos humanos. Dessa forma, produzir, distribuir e consumir o discurso de ódio pelas redes sociais é uma prática discursiva nociva, pois demonstra uma intenção clara de destruir, de incitar o mal ou de promover o ódio a determinados grupos sociais minorizados.

Publicado

2022-02-25

Como Citar

Araújo, J., & Freitas, M. R. O. de. (2022). O Projeto de Lei 5595 e o discurso de ódio:: a desconstrução da carreira docente no contexto pandêmico. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 37(4). https://doi.org/10.1590/1678-460x202156107