Tecnologias da Informação e Comunicação na análise contextual da situação-alvo: aprimorando o desenho de cursos de CEAP online em países em desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202339457247Palavras-chave:
análise contextual de gênero, análise da situação-alvo, análise de necessidades, inglês para fins acadêmico crítico, TICResumo
Este trabalho discute os benefícios de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na análise contextual a distância da situação-alvo durante a elaboração de um curso online de inglês para fins acadêmicos em sua perspectiva crítica. Essa análise, com foco no processo de publicação acadêmica em periódicos de alto impacto na área de ciência da computação, buscou identificar fatores que possam influenciar o aceite de artigos produzidos por pesquisadores brasileiros. Crenças e a experiência de autores brasileiros foram analisadas no referido processo via questionários eletrônicos e entrevistas remotas. Ademais, pareceres de artigos de pesquisa foram estudados, e os critérios avaliativos dessa comunidade, identificados. Por meio das TICs, uma ampla análise contextual foi possível, contemplando pesquisadores localizados em diversas partes do globo. Os resultados revelam práticas de pesquisa e publicação na área que podem fundamentar o desenho de tarefas voltadas à promoção do letramento acadêmico dos alunos. Em países em desenvolvimento, como o Brasil, economizar tempo e recursos, por meio das TICs, durante o desenho de cursos significa a possibilidade de investimento em um ensino relevante, que melhor atenda às necessidades discentes.
Referências
Aaker, D. A., & Day, G. S. (1990). Marketing Research (4th. ed.). John Wiley & Sons.
Aranha, S. (2009). The development of a genre-based writing course for graduate students in two fields. In C. Bazerman, A. Bonini & D. Figueiredo (Eds.), Genre in a changing world (pp. 465-482). (10th ed.). The WAC Clearinghouse and Parlor Press.
Aranha, S., & Vieira, B. G. A. M. (2018). Conhecimento de língua, gênero e registro acadêmicos em foco: atividades na análise de necessidades de um curso de EAP para pós-graduandos em ciência da computação. In: M. M. Ferreira & V. C. R. Stella (Orgs.). Redação acadêmica: múltiplos olhares para o ensino da escrita acadêmica em português e línguas estrangeiras (pp. 191-220). 1st. ed. Humanitas.
Arnó-Macià, E., & Rueda-Ramos, C. (2011). Promoting reflection on science, technology, and society among engineering students through an EAP online learning environment. Journal of English for Academic Purposes, 10(1), 19-31. https://doi.org/10.1016/j.jeap.2010.12.004
Bazerman, C., Bonini, A., & Figueiredo, D. (Eds.). (2009). Genre in a changing world (10th ed.). The WAC Clearinghouse and Parlor Press.
Benesch, S. (1996). Needs Analysis and curriculum development in EAP: an example of a critical approach. TESOL Quarterly, 30, 723-738.
Benesch, S. (2001). Critical English for academic purposes. Blackwell Publishing Ltda.
Benesch, S. (2009). Theorizing and practicing critical English for academic purposes. Journal of English for Academic Purposes, 8(2), 81-85. https://doi.org/10.10161j jeap.2008.09.002
Bloch, J. (2012). Technology in ESP. In B. Paltridge & S. Starfield (Eds.), The handbook of English for specific purposes (pp. 385-402). John Wiley & Sons.
Cheng, A. (2008). Analyzing genre exemplars in preparation for writing: The case of an L2 graduate student in the ESP genre-based instructional framework of academic literacy. Applied Linguistics, 29(1), 50-71. https://doi.org/10.1093/applin/amm021
Chun, C. W. (2009). Contesting neoliberal discourses in EAP: Critical praxis in an IEP classroom. Journal of English for Academic Purposes, 8(2), 111-120. https://doi.org/10.1016/j.jeap.2008.09.005
Dehnad, A., Bagherzadeh, R., Bigdeli, S., Hatami, K., & Hosseini, F. (2010). Syllabus revision: a needs analysis Study. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 9, 1307-1312. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.12.325
Eckhaus, R. (2018). Supporting the adoption of business case studies in ESP instruction through technology. The Asian ESP Journal, 14, 280-298.
Ferreira, M. M., & Lousada, E. G. (2016). Ações do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, 69(3), 125-140. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p125
Flowerdew, J., & Peacock, M. (2001). Research perspectives on English for academic purposes. Cambridge University Press.
Gordon, D., & Dawes, G. (2005). Expanding your world: Modeling the structure of experience. Desert Rain.
Ha, A. Y. H., & Hyland, K. (2017). What is technicality? A Technicality Analysis Model for EAP vocabulary. Journal of English for Academic Purposes, 28, 35-49. https://doi.org/10.1016/j.jeap.2017.06.003
Hara, N., & Kling, R. (2000). Student distress in a web-based distance education course. Information, Communication & Society, 3(4), 557-579. https://doi.org/10.1080/13691180010002297
Huckin, T. (2004). Content analysis: what texts talk about. In C. Bazerman & P. Prior (Eds.). What writing does and how it does it: An introduction to analyzing texts and textual practices (pp. 13-32). Lawrence Erlbaum Associates.
Hyland, K. (2002). Specificity revisited: how far should we go now? English for Specific Purposes, 21, 385-395.
Hyland, K. (2007). English for specific purposes. In J. Cummins & C. Davidson, International handbook of English language teaching (pp. 391-402). Springer.
Karagiorgi, Y. (2005). Throwing light into the black box of implementation: ICT in Cyprus elementary schools. Educational Media International, 42(1), 19-32. https://doi.org/10.1080/09523980500116654
Keranen, N., Encinas, F., & Bazerman, C. (2012). Immersed in the game of science: beliefs, emotions, and strategies of NNES scientists who regularly publish in English. In C. Bazerman (Eds.). International advances in writing research: cultures, places and measures (pp. 387-402). The WAC Clearinghouse and Parlor Press.
Khosrowjerdi, M. (2011). Designing a viable scientific communication model: VSM approach. Library Hi Tech, 29(2), 359-372.
Kumaravadivelu, B. (2001). Toward a postmethod pedagogy. TESOL quarterly, 35(4), 537-560. https://doi.org/10.2307/3588427
Lam, Y. (2000). Technophilia vs. technophobia: A preliminary look at why second-language teachers do or do not use technology in their classrooms. Canadian Modern Language Review, 56(3), 389-420.
Larsen-Freeman, D. (1997). Chaos: complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, 18(2), 141-165.
Mason, M. (2008). What is complexity theory and what are its implications for educational change? Educational Philosophy and Theory, 40(1), 35-49. https://doi.org/10.1111/j.1469-5812.2007.00413.x
Molle, D., & Prior, P. (2008). Multimodal genre systems in EAP writing pedagogy: Reflecting on a needs analysis. Tesol Quarterly, 42(4), 541-566. https://doi.org/10.1002/j.1545-7249.2008.tb00148.x
Morgan, B. (2009). Fostering transformative practitioners for critical EAP: Possibilities and challenges. Journal of English for Academic Purposes, 8(2), 86-99. https://doi.org/10.1016/j.jeap.2008.09.001
Oliveira, E. F. T., & Grácio, M.C.C. (2005). Análise a respeito do tamanho de amostras aleatórias simples: uma aplicação na área de Ciência da Informação. DataGramaZero Revista de Ciência da Informação, João Pessoa, 6(3), 1-11.
Sahraini, S. (2018). Helping Slamic Higher Education Students Learn Listening Skills by Using Video-cast. The Asian ESP Journal, 14(7.2), 176-194.
Sarmento, M. E. D. R. (2012). Análise de necessidades de inglês para fins específicos em um curso de graduação em turismo [Master’s thesis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. UFRN Campus Repository. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16227
Songhori, M. H. (2008). Introduction to needs analysis. English for Specific Purposes World, 7(4), 1-25.
Supatranont, P. (2012). Developing a writing template of research article abstracts: A corpus-based method. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 66, 144-156. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2012.11.256
Swales, J. M. (1990). Genre Analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press.
Terra. (s.d.). Investimento da Educação Pública. Retrieved January 30, 2020, from Retrieved January 30, 2020, from http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/gasto-publico-educacao/
Warschauer, M. (2002). Reconceptualizing the digital divide. First monday, 7(7). https://firstmonday.org/ojs/index.php/fm/article/download/967/888?inline=1
Warschauer, M. (2003). Demystifying the digital divide. Scientific American, 289(2), 42-47.
Vieira, B. G. A. M. (2014). Passos para a elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação [Master’s thesis, São Paulo State University]. UNESP Campus Repository. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/122198
Vieira, B. G. A. M. (2017). Genre knowledge in the needs analysis process: using a writing activity to assess present situation. Revista Trama (UNIOESTE online), 13, 29-53.
Vieira, B. G. A. M. (2019a). Do crítico ao complexo: uma pedagogia em inglês para fins específicos para a promoção do letramento acadêmico de pós-graduandos brasileiros a distância [Doctoral Dissertation, São Paulo State University]. UNESP Campus Repository. https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/182147/vieira_bgam_dr_sjrp.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Vieira, B. G. A. M. (2019b). A pedagogia crítico-complexa e a análise da situação-alvo: investigando preconceitos e privilégios na academia. Revista do GEL, 16, 140-164. https://doi.org/10.21165/gel.v16i3.2772
Vieira, B. G. A. M. (2020). Present situation analysis within critical-complex pedagogy: surfing the text, the context and the discourse. Letras, 125-150. https://doi.org/10.5902/2176148543333
Vieira, B. G. A. M, & Aranha, S. (2015a). O primeiro passo na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em Ciência da Computação: análise de necessidades. Entretextos (UEL), 15, 139-171.
Vieira, B. G. A. M, & Aranha, S. (2015b). A Análise de Necessidades na trajetória da elaboração de um curso de EAP para pós-graduandos em ciência da computação. The ESPecialist, 36, 49-72.