Tornando-se e sendo um/a linguista aplicado/a:

celebrando o trabalho pioneiro de Marilda Cavalcanti

Autores

  • Kanavillil Rajagopalan Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202259449

Palavras-chave:

Marilda Cavalcanti; Linguística Aplicada no Brasil; tensão entre teoria e prática; tensão norte-sul; dimensão política da Linguística Aplicada.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer algumas observações acerca da importante contribuição da Profa. Marilda Cavalcanti para o desenvolvimento da disciplina acadêmica chamada ‘Linguística Aplicada’ no Brasil. Ele presta tributo à estudiosa e pesquisadora pelo seu pioneirismo e dedicação à consolidação da disciplina no cenário acadêmico brasileiro, muitas vezes ao que parecia remando contra a maré. Após fazer um breve apanhado dos desafios encontrados pelos pioneiros no campo e de suas lutas incansáveis para livrar a área das garras da linguística dita ‘teórica’, historicamente sua ‘irmã mais velha’, o texto também discute a tensão ‘norte-sul’ que nossos pesquisadores têm sofrido nas mãos dos seus colegas do hemisfério norte que ainda relutam em reconhecer que trabalho acadêmico de grande valia possa ser feito em nosso quinhão sem a benção ou tutela constante de quem quer que seja. O texto termina com algumas rápidas observações sobre a dimensão política do trabalho realizado sob o rótulo de pesquisa aplicada.

Referências

Cavalcanti, M. (1998). AILA 1996 e um estado da arte em microcosmo da linguística aplicada. In I. Signorini & M. C. Cavalcanti (Ed.), Linguística Aplicada e Transdisciplinaridade (pp. 197-212). Mercado de Letras.

Cavalcanti, M. (2004). Applied linguistics: Brazilian perspectives. AILA Review, 17(1), 23-30. https://doi.org/10.1075/aila.17.05cav.

Cavalcanti, M. (2006a). Um olhar metateórico e metametodológico em pesquisa em linguística aplicada: implicações éticas e políticas. In L. P. Moita Lopes (Ed.), Por uma Linguística Aplicada indisciplinar (pp. 223-252). Parábola.

Cavalcanti, M. (2006b). Applied Linguistics in South America. In Keith Brown (Ed.), The Encyclopedia of Language and Linguistics (pp. 370-375). Elsevier.

de Bot, K. (2015). A history of Applied Linguistics: From 1980 to the present. Routledge.

Guimarães, T., & Szundy, P. (2020). Trinta anos da ALAB: Desafios, rupturas e possibilidades de pesquisa em Linguística Aplicada (Entrevista com Marilda do Couto Cavalcanti). Raído, 14(36), 465- 471.

Kleiman, A. (2013). Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In L. P. Moita Lopes (Ed.), Linguística Aplicada na modernidade recente (pp. 15-38). Parábola.

Kumada, K., Cavalcanti, M., & Silva, I. (2019). “Home gesture is not part of the deaf culture”: the curtailment of the use of home sign languages in bi/multilingual education. Letras & Letras, 35, 315-341. https:// doi.org/10.14393/LL63-v35nEsp2019-15.

Love, N. (2017). On languaging and languages. Language Sciences, 61, 113-147. https://doi.org/10.1016/j.langsci.2017.04.001.

Moita Lopes, L. P., Ed. (2006a). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. Parábola.

Moita Lopes, L. P. (2006b). Linguística aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In L. P. Moita Lopes (Ed.), Por uma Linguística Aplicada indisciplinar (pp. 85-108). Parábola.

Rajagopalan, K. (1998). On the theoretical trappings of the thesis of anti-theory: or, why the idea of theory may not, after all, be all that bad: a response to Gary Thomas. Harvard Educational Review, 68, 335-352.

Rajagopalan, K. (2003). The philosophy of Applied Linguistics. In A. Davies & C. Elder (Ed.), Handbook of Applied Linguistics (pp. 397- 420). Blackwell Publishers.

Rajagopalan, K. (2004). Introduction. AILA Review, 18, 1-2. https://doi. org/10.1075/aila.18.02raj.

Rajagopalan, K. (2016). Review of de Bot, Kees. A history of applied linguistics: From 1980 to the present. WORD, 62(2), 135-138. https:// doi.org/10.1080/00437956.2016.1180004.

Rajagopalan, K. (2019). Reforma curricular e ensino. In A. F. Gerhardt & M. A. Amorim (Eds.), A BNCC e o ensino de línguas e literaturas (pp. 23-39). Pontes.

Spolsky, B. (1978). Educational Linguistics: An introduction. Newbury Press.

Tuhiwai Smith, L. (1999). Decolonizing Methodologies: Research and Indigenous Peoples. Zed books.

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Rajagopalan, K. (2023). Tornando-se e sendo um/a linguista aplicado/a:: celebrando o trabalho pioneiro de Marilda Cavalcanti. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(4). https://doi.org/10.1590/1678-460x202259449