Etnografia da linguagem no contexto sociolinguisticamente complexo de uma comunidade no Oeste do Paraná:

de volta para o futuro de uma linguística aplicada interseccional

Autores

  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá
  • Pedro Garcez Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460x202259454

Palavras-chave:

branquitude; etnografia da linguagem; intersecciona- lidade; linguística aplicada; multilinguismo.

Resumo

Apresentamos nossa trajetória de reflexão paulatinamente mais interseccional sobre um contexto sociolinguisticamente complexo que estudamos há algum tempo, tendo Marilda Cavalcanti como interlocutora. Retomando Jung (1997, 2003) e Jung e Garcez (2007) sobre as práticas de letramento em uma comunidade escolar do Oeste do Paraná, relatamos como as inteligibilidades que desenvolvemos se expandiram para uma mirada mais interseccional. No enquadre de nossa reflexão recente sobre linguagem e economia política (Garcez & Jung, 2021) e em particular à luz do trabalho de Jung e Machado e Silva (2021) sobre a festa comunitária promovida no município paranaense em que se encontrava a comunidade escolar que estudáramos, revisitamos aqui as nossas percepções em rearticulação mais expressa e contemporânea atenta a eixos de diferenciação em torno de classe social e raça, explicitando os privilégios da branquitude na configuração daqueles cenários e apontando reflexos disso para a percepção das nossas próprias posicionalidades.

Referências

Altenhofen, C. V., & Morello, R. (Orgs.). (2018). Hunsrückisch: inventário de uma língua do Brasil. Garapuvu.

Banda, F. (2020). Sociolinguistics and modes of social class signalling: African perspectives. Journal of Sociolinguistics, 24(1), 3-15.

Blommaert, J. (2010). The sociolinguistics of globalization. Cambridge University Press.

Bourdieu, P. (1976[1983]). O campo científico. In R. Ortiz (Org.), Pierre Bourdieu – Sociologia (pp. 122-155). Ática.

Cavalcanti, M. C. (1998). AILA 1996 e um estado de arte em microcosmo da Lingüística Aplicada. In I. Signorini e M. Cavalcanti (Orgs.), Lingüística Aplicada e transdisciplinaridade (pp. 173-186). Mercado de Letras.

Cavalcanti, M. C. (2015). Línguas ilegítimas em uma visão ampliada de educação linguística. In A. S. Zilles & C. A. Faraco (Orgs.), Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino (pp. 287-302). Parábola.

Cesar, A. L., & Cavalcanti, M. C. (2007). Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. In M. C. Cavalcanti e S. Bortoni-Ricardo (Orgs.), Transculturalidade, Linguagem e Educação (pp.45-66). Mercado de Letras.

Conceição, W. L. (2020). Branquitude: dilema racial brasileiro. Papéis Selvagens.

Erickson, F. (1989). Metodos cualitativos de investigacion sobre La enseñanza. In M. Wittrock (Org.), La investigación de la enseñanza, II: Métodos cualitativos y de observación (pp. 195-301). Paidos Ibérica.

Erickson, F. (2021, 23 de abril). Pedro Garcez entrevista Frederick Erickson (P. Garcez, entrevistador) [arquivo audiovisual]. Associação de Linguística Aplicada do Brasil. https://youtu.be/NCAnu81eObQ.

Fraser, N. (1996). Social justice in the age of identity politics: Redistribution, recognition, and participation. Conferência na Universidade Stanford. The Tanner Lectures on Human Values. https://tannerlectures.utah. edu/_documents/a-to-z/f/Fraser98.pdf.

Gal, S., & Irvine, J. T. (2019). Signs of difference: Language and ideology is social life. Cambridge University Press.

Garcez, P. M. (2006). A organização da fala-em-interação na sala de aula: controle social, reprodução de conhecimento, construção conjunta de conhecimento. Calidoscópio, 4(1), 66-80.

Garcez, P. M., & Schulz, L. (2015). Olhares circunstanciados: etnografia da linguagem e pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil. D.E.L.T.A, 31(1), 1-34.

Garcez, P. M., & Jung, N. M. (2021). Mercantilização da linguagem no capitalismo recente: diversidades e mobilidades. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(2), 338-346.

García, O., & Lin, A. (2017). Translanguaging in bilingual education. In O. García, A. Lin, & S. May (Orgs.), The encyclopedia of language and education (Vol. 5), Bilingual and multilingual education (pp. 117-130). Springer.

Heller, M. (2002). Globalization, the new economy and the commodification of language and identity. Journal of Sociolinguistics, 7(4), 473-492. Heller, M. (2005). Language, skill and authenticity in the globalized new

economy. Revista de Sociolingüística, 2, 1-7.

Heller, M. (2010). The commodification of language. Annual Review of

Anthropology, 39(1), 101–114.

Heller, M. (2011). Paths to post-nationalism: A critical ethnography of

language and identity. Oxford University Press.

Heller, M., & Duchêne, A. (2012). Pride and profit: Changing discourses of

language, capital and nation-state. In A. Duchêne e M. Heller (Orgs.),

Language in late capitalism: Pride and profit (pp. 1-21). Routledge. Heller, M., & Duchêne, A. (2016). Treating language as an economic resource: Discourse, data and debate. In N. Coupland (Org.), Sociolinguistics: Theoretical debates (pp. 139-156). Cambridge

University Press.

Heller, M., Pietikäinen, S., & Pujolar, J. (2018). Critical sociolinguistics

research methods. Routledge.

Irvine, J. T., & Gal, S. (2000). Language ideology and linguistic

differentiation. In P. Kroskrity (Org.), Regimes of language: Ideologies, polities, and identities (pp. 35-84). School of American Research Press.

Jung, N. M. (1997). Eventos de letramento em uma escola multisseriada de uma comunidade rural bilíngue (alemão/português) [Dissertação de mestrado inédita]. Universidade Estadual de Campinas.

Jung, N. M. (2003). Identidades sociais na escola: gênero, etnicidade, língua e as práticas de letramento em uma comunidade rural multilíngue [Tese de doutorado inédita]. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jung, N. M. & Garcez, P. M. (2007). Além do repertório linguístico: aspectos simbólicos diversos na construção da identidade étnico- linguística alemã na escola de comunidade rural multilíngue. In M. C. Cavalcanti e S. Bortoni-Ricardo (Orgs.), Transculturalidade, linguagem e educação (pp. 97-122). Mercado de Letras.

Jung, N. M. & Machado e Silva, R. C. (2021). Deutsches fest: vergonha e orgulho em um evento de mobilizações simbólicas e econômicas. Trabalhos em Linguística Aplicada, 60(2), 364-378.

Kanitz, A. & Garcez, P. M. (2020) Resolução de problemas e construção conjunta de conhecimento na fala-em-interação em cenário de desenvolvimento tecnológico. Trabalhos em Linguística Aplicada, 59(2), 1259-1287.

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Jung, N. M., & Garcez, P. . (2023). Etnografia da linguagem no contexto sociolinguisticamente complexo de uma comunidade no Oeste do Paraná:: de volta para o futuro de uma linguística aplicada interseccional . DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(4). https://doi.org/10.1590/1678-460x202259454