Elaboração do luto e escritas autobiográficas na Clínica de Linguagem com afásicos

Autores

  • Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro Professora Substituta na Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro - PR
  • Maria Francisca Lier-DeVitto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3587-1431

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202339460727

Palavras-chave:

afasia, luto, escrita, clínica de linguagem, psicanálise

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão subsidiada pela Clínica de Linguagem (Lier-DeVitto, 2002, 2006), proposta teórico-clínica que articula noções e conceitos do Estruturalismo Europeu, com Saussure e Jakobson, e da Psicanálise, com Freud e Lacan. Desde os trabalhos de Fonseca (1995, 2002, 2011) a afasia é entendida como uma alteração linguística que envolve cérebro ferido, fala em sofrimento e drama subjetivo. O objetivo deste artigo é desenvolver o tema de que o drama subjetivo envolve luto - questão incontornável num atendimento a afásicos que priorize o sujeito e sua condição singular. Destaca-se que a afasia deixa o falante frente às ruínas de uma condição linguística abrupta e inesperada, que remete a um forte abalo no enodamento dos registros do real, simbólico e imaginário (Lacan, 1985/1972-3). Freud (1917) abre a discussão sobre o luto na Psicanálise. Seu texto e de outros psicanalistas são abordados neste artigo. A escrita autobiográfica é apresentada como um dos caminhos possíveis no percurso de elaboração do luto numa Clínica de Linguagem.

Biografia do Autor

Michelly Daiane de Souza Gaspar Cordeiro, Professora Substituta na Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro - PR

Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela mesma Universidade (Bolsista CNPq). Experiência clínica na área de linguagem (oral e escrita) com crianças e adultos. Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/ UNICENTRO - Irati/PR.

Maria Francisca Lier-DeVitto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora titular no Departamento de Linguística da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), PUCSP. Membro do Serviço de Patologias da Linguagem (SPL) na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic), onde esta na coordenação do Centro de atendimento a afásicos (CAAF) e do projeto Entrelaços de Atendimento a crianças com dificuldades na relação com a linguagem e no laço social.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

de Souza Gaspar Cordeiro, M. D., & Francisca Lier-DeVitto, M. (2023). Elaboração do luto e escritas autobiográficas na Clínica de Linguagem com afásicos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 39(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202339460727

Edição

Seção

Artigos