Alves, U.K., & Finger, I. (2023). Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue. Editora Vozes. (Coleção de Linguística).
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202339463998Palavras-chave:
Alfabetização, Aprendizagem, Bilinguismo, LeituraResumo
Apresentamos, neste texto, uma resenha de Alfabetização em contextos monolíngue e bilíngue, de Ubiratã Kickhöfel Alves e de Ingrid Finger. A obra é apresentada e seus capítulos são descritos e comentados pelos resenhistas, discutindo os conteúdos e estabelecendo, sempre que possível, relações entre estes e teorias de aquisição que dialogam com o tema. São apontados aspectos significativos da publicação para o campo de estudos em que se insere, que representa uma contribuição potente e substancial para a compreensão da literacia em ambientes monolíngues e bilíngues, além de oferecer uma exploração cientificamente rigorosa e interconectada deste assunto e sua importância na sociedade globalizada atualmente.
Referências
Alves, U. K., Finger, I., & Brentano, L.S. (2021). Os quatro níveis de literacia: uma proposta teórica. Trabalho apresentado na VII Jornada Internacional de Alfabetização. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Herschensohn, J. (2000). The second time around: Minimalism and L2 acquisition. John Benjamins.
Ladefoged, P. (2001). Vowels and consonants: An introduction to the sounds of language. Blackwell Publishing.
Slabakova, R. (2016). Second language acquisition. Oxford University Press.