Análise do trabalho feito pelo livro e material didático de português para o desenvolvimento dos letramentos científico e histórico-geográfico no eixo de ensino ‘oralidade’

Autores

  • Rubiana Oliveira Rezende Rede Municipal de Ensino da cidade de Mineiros Goiás
  • Sebastião Carlúcio Alves Filho Faculdade de Gestão e Inovação (FGI)
  • Silvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Jataí (UFJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468758

Palavras-chave:

letramento científico, oralidade, livro didático de português, formação docente

Resumo

Neste artigo, exploramos as relações entre o desenvolvimento dos letramentos científico e histórico-geográfico e o trabalho com os gêneros orais no contexto do ensino, bem como discutimos o modo como a formação docente pode ser crucial para a mediação desse eixo do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, analisamos como um livro didático e um material didático complementar de alfabetização e letramento usados por escolas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Goiás direcionam as práticas docentes. A partir do que apresentam tais instrumentos, discutimos as ações propostas em seu interior, cujo objetivo seria a promoção da oralidade e do trabalho com os gêneros orais. Os principais autores que nos deram embasamento foram Dolz et al. (2010), Silva (2016), Costa (2016), Araújo e Rufo (2021), Tardif (2007), Libâneo (2004). Os resultados mostram a ocorrência de atividades ligadas ao eixo da oralidade direcionadas para o desenvolvimento dos letramentos em destaque em ambos os materiais de modo eficiente, porém com indicativo quantitativo muito baixo.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Rezende , R. O., Alves Filho, S. C. ., & Silva, S. R. da. (2024). Análise do trabalho feito pelo livro e material didático de português para o desenvolvimento dos letramentos científico e histórico-geográfico no eixo de ensino ‘oralidade’. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 40(4). https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468758