Ensino da oralidade na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: reflexões sobre o olhar docente acerca de práticas com gêneros orais
reflections on the teaching perspective on practices with oral genres
DOI:
https://doi.org/10.1590/1678-460X202440468796Palavras-chave:
ensino da oralidade, gêneros orais, prática docente, educação de jovens, adultos e idososResumo
Neste artigo, objetivamos discutir o olhar de duas professoras de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no que se refere ao tratamento da oralidade em suas práticas de ensino. Para isso, analisamos os dados provenientes de uma entrevista semiestruturada, agindo metodologicamente a partir de uma ótica qualitativa (Minayo, 2011), estruturada em um olhar interpretativista dos dados (Bortoni-Ricardo, 2008). Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomamos como referência a concepção de linguagem como atividade sociointerativa apresentada por Bronckart (2012) e as teorizações de Marcuschi (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2014), Magalhães e Cristovão (2018). Os resultados obtidos apontam que tanto a professora Ana, quanto a professora Lia revelam a presença de atividades voltadas ao estudo de gêneros orais em suas práticas de ensino, buscando trabalhar, junto a seus alunos, a valorização de seus saberes e os seus posicionamentos sociais por meio da fala.
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