Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática

Autores

  • Flávia Danielle Sordi Silva Miranda Universidade Federal de Alfenas
  • Giovana Siqueira Príncipe Universidade Estadual de Campinas, IFSP - Campus Sertãozinho

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102-445076053913104446

Palavras-chave:

gêneros, debate, multimodalidade, ensino

Resumo

Este artigo discute a adoção da perspectiva de gêneros discursivos na esfera escolar, enfocando um trabalho didático desenvolvido com o gênero oral debate deliberativo, em uma sequência didática, conforme modelo proposto pelo grupo de Genebra, trabalhada com alunos de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Os resultados dessa prática nos proporcionaram reflexões teóricas importantes, indicando que, embora haja problemáticas ao se didatizar gêneros em situações de ensino-aprendizagem; há também possibilidades de ensino, que podem promover trabalhos contextualizados com a língua materna. Os dados possibilitaram também a descrição do gênero pelo eixo da multimodalidade para fomentar seus usos em sala de aula.

Downloads

Publicado

2018-05-06

Como Citar

Miranda, F. D. S. S., & Príncipe, G. S. (2018). Debate oral, multimodalidade e escola: problemáticas e possibilidades no ensino de gêneros orais por meio do modelo da sequência didática. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(4). https://doi.org/10.1590/0102-445076053913104446

Edição

Seção

Artigos