Dislexia sob o olhar da literatura específica

Autores

  • Tatiana E.R. Felix Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP.
  • Regina Maria Freire Doutora pela PUC e Pós-doutora pela USP. Profa. titular do depto. de clínica fonoaudiológica da PUC-SP.

Palavras-chave:

dislexia, diagnóstico, terapia, fonoaudiologia.

Resumo

Introdução: A dislexia nomeia uma entidade bastante comentada e, ao mesmo tempo, cheia de controvérsias, entre os profissionais que lidam com crianças com dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Fonoaudiólogos apresentam concepções diferenciadas quando se deparam com crianças que não aprendem a ler e escrever. Para alguns, não há patologia, mas, para outros, a criança disléxica está impedida, pela doença, de aprender como as outras.  Objetivo: Verificar as inconsistências e incongruências presentes no conceito/definição, na avaliação/ diagnóstico e no tratamento/intervenção da dislexia, presentes na literatura específi ca da Fonoaudiologia.  Material e Método: Levantamento e resenha da literatura específica sobre a dislexia, em artigos publicados nos anos de 2001 até 2011, em periódicos brasileiros indexados nas bases de dados SciELO e LILACS. Para a busca foram utilizados os descritores: dislexia, aprendizagem, distúrbio de leitura e escrita e disgrafia. O corpus final foi composto por 30 artigos escritos por profissionais da área da Fonoaudiologia. Resultados: Foi observado que dos artigos publicados, 25 autores abordaram o conceito da dislexia, 30 abordaram o diagnóstico e apenas 12 abordaram o tratamento. Conclusão: Sugere-se que tal cenário seja devido à hegemonia de uma linha de argumentação que tende a apagar as vozes dissonantes e que uma escuta para essas vozes poderia levar a mudanças importantes para a área, de forma a esclarecer e instrumentar adequadamente os professores em relação à Dislexia, desfazendo, efetivamente, as inconsistências e incongruências identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Felix, T. E., & Freire, R. M. (2012). Dislexia sob o olhar da literatura específica. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13145

Edição

Seção

Artigos