Ações de teleducação interativa em saúde vocal baseadas na dinâmica do projeto jovem doutor
Palavras-chave:
voz, distúrbios da voz, educação a distância, projetos de tecnologias de informação e comunicação, telessaúde, telemedicina.Resumo
Introdução: as ações de promoção da saúde vocal devem atingir a população infantil, adulta e idosa, diante dos riscos que todos apresentam em desenvolver disfonia. Neste sentido, o Projeto Jovem Doutor propõe dinâmicas de capacitação para que adolescentes se tornem aptos a disseminar conhecimentos a respeito de temas em saúde para a comunidade. Objetivo: construir e avaliar o conteúdo de um Cybertutor, compondo um programa de capacitação sobre saúde vocal, seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor. Métodos: O Cybertutor de saúde vocal foi elaborado a partir da literatura científica. Posteriormente avaliado pelo Índice de Facilidade de Leitura de Flesch (IFLF) e por 14 alunos do ensino médio de duas escolas. Esses alunos participaram do programa de capacitação, que consistiu de duas aulas presenciais, acesso ao cybertutor e oficina. Resultados: Os módulos obtiveram média geral de 56,68% (dp±8,15) do IFLF caracterizado como nível Padrão. Quanto à avaliação subjetiva, 89,61% dos alunos classificaram a qualidade do cybertutor como excelente/satisfatório, sendo que os itens qualidade das figuras e organização do conteúdo foram classificados como excelente/satisfatório em 100% da amostra. Completadas as atividades, os alunos receberam um jaleco e certificado, intitulando-os de Jovens Doutores, havendo disseminado o conhecimento adquirido para 1300 pessoas da comunidade. Conclusão: a construção e avaliação do cybertutor em saúde vocal expressou a linguagem no nível Padrão e alta satisfação dos alunos. O programa possibilitou a transmissão das informações sobre saúde vocal a um número expressivo de pessoas da comunidade pela ação intensa dos “Jovens Doutores”.