Ações de teleducação interativa em saúde vocal baseadas na dinâmica do projeto jovem doutor
Palavras-chave:
voz, distúrbios da voz, educação a distância, projetos de tecnologias de informação e comunicação, telessaúde, telemedicina.Resumo
Introdução: as ações de promoção da saúde vocal devem atingir a população infantil, adulta e idosa, diante dos riscos que todos apresentam em desenvolver disfonia. Neste sentido, o Projeto Jovem Doutor propõe dinâmicas de capacitação para que adolescentes se tornem aptos a disseminar conhecimentos a respeito de temas em saúde para a comunidade. Objetivo: construir e avaliar o conteúdo de um Cybertutor, compondo um programa de capacitação sobre saúde vocal, seguindo a proposta do Projeto Jovem Doutor. Métodos: O Cybertutor de saúde vocal foi elaborado a partir da literatura científica. Posteriormente avaliado pelo Índice de Facilidade de Leitura de Flesch (IFLF) e por 14 alunos do ensino médio de duas escolas. Esses alunos participaram do programa de capacitação, que consistiu de duas aulas presenciais, acesso ao cybertutor e oficina. Resultados: Os módulos obtiveram média geral de 56,68% (dp±8,15) do IFLF caracterizado como nível Padrão. Quanto à avaliação subjetiva, 89,61% dos alunos classificaram a qualidade do cybertutor como excelente/satisfatório, sendo que os itens qualidade das figuras e organização do conteúdo foram classificados como excelente/satisfatório em 100% da amostra. Completadas as atividades, os alunos receberam um jaleco e certificado, intitulando-os de Jovens Doutores, havendo disseminado o conhecimento adquirido para 1300 pessoas da comunidade. Conclusão: a construção e avaliação do cybertutor em saúde vocal expressou a linguagem no nível Padrão e alta satisfação dos alunos. O programa possibilitou a transmissão das informações sobre saúde vocal a um número expressivo de pessoas da comunidade pela ação intensa dos “Jovens Doutores”.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Camila de C. Corrêa, Aline Martins, Cássia de S. Pardo-Fanton, Andressa S.C. da Silva, Guilherme T. T. Barros, Chao L. Wen, Luciana P. Maximino, Giédre Berretin-Felix, Wanderléia Q. Blasca, Alcione G. Brasolotto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.