Voz do professor: fatores predisponentes para o bem-estar vocal
Palavras-chave:
voz, docentes, fatores de risco.Resumo
Introdução: Muitos estudos, no campo da Fonoaudiologia, têm se preocupado em estudar a voz dos professores, a fim de pensar ações de promoção de saúde e/ou prevenção de alterações vocais. Objetivo: levantar o conhecimento dos professores acerca dos fatores predisponentes para o bem-estar vocal, além de verificar o uso de práticas que favorecem o bem-estar vocal, segundo o tempo de docência. Material e Método: A amostra deste estudo, de tipo transversal, foi constituída por 242 professores da rede pública do município de Jataí-GO, que antes de uma oficina educativa assistiram ao vídeo “O que é bom para o dono é bom para a voz” e preencheram um instrumento com seis questões relacionadas ao bem-estar vocal, hábitos e exercícios vocais. Foram consideradas as respostas de duas questões (informações novas e hábitos praticados) tabuladas e analisadas (qui-quadrado), quanto ao tempo de docência. Resultados: Foram consideradas informações novas e não realizadas pelos professores as que faziam referência a exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal; entre os de conhecimento e praticado pelos professores destacaram-se hábitos que interferem na voz (falar alto, falar muito, tossir). Não foi registrada diferença na associação entre o tempo de profissão e a maioria dos aspectos (exceção a prática de “bocejar”). Conclusão: As respostas indicaram que mesmo tendo conhecimento de fatores prejudiciais ao bem-estar vocal, os mesmos permanecem fazendo parte da rotina e da prática dos professores, fato que alerta o fonoaudiólogo na condução de suas ações junto a esse profissional.
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Copyright (c) 2012 Leslie P. Ferreira, Iolanda A.V. Alves, Adriana A.O. Esteves, Mariana P. Biserra
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