Reprodutibilidade (teste-reteste) de sintomas vocais e sensações laringofaríngeas

Autores

  • Léslie Piccolotto Ferreira Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP.
  • Adriana Aparecida Oliveira Esteves Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; Doutoranda em Linguística pela PUC-SP.
  • Susana Pimentel Pinto Giannini Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública - USP; Fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal e da DERDIC.
  • Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; Professora Titular da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

reprodutibilidade dos testes, questionário, voz, distúrbios da voz, docentes.

Resumo

Objetivo: avaliar a reprodutibilidade teste-reteste das questões referentes ao levantamento de sintomas vocais e sensações laringo-faríngeas, presentes no instrumento Condições de Produção Vocal do Professor (CPV-P). Método: Cem professoras, que compareceram a um hospital público de São Paulo com queixa de alteração vocal, responderam ao questionário CPV-P. Dessas, 36 responderam o mesmo instrumento com intervalo de 15 dias entre as aplicações. As questões sociodemográficas foram utilizadas para a caracterização da amostra e as variáveis referentes aos sintomas vocais e sensações laringofaríngeas foram analisadas de forma descritiva e comparadas quanto à situação teste-reteste, por meio da estatística Kappa (k) (p ≤ 0,05), a fim de avaliar a concordância entre as duas aplicações do instrumento. Resultados: A concordância bruta dos sintomas vocais (rouquidão, falha na voz, voz grossa e voz fraca) e sensações laringofaríngeas (bolo na garganta, pigarro, dor ao falar, ardor na garganta, garganta seca, cansaço ao falar e esforço ao falar) analisados foi superior a 75% e os valores de k para os sintomas vocais variaram de 0,52 a 0,74 e para as sensações laringo-faríngeas de 0,36 a 0,59. Conclusão: Os resultados indicaram no estudo de reprodutibilidade teste-reteste, nível de concordância de regular a forte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Ferreira, L. P., Esteves, A. A. O., Giannini, S. P. P., & Latorre, M. do R. D. de O. (2012). Reprodutibilidade (teste-reteste) de sintomas vocais e sensações laringofaríngeas. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13155

Edição

Seção

Artigos