A comunicação de pessoas com surdocegueira e a atuação fonoaudiológica

Autores

  • Denise C. Villas Boas Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
  • Léslie P. Ferreira Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP.
  • Maria Cecília de Moura Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP.
  • Shirley R. Maia Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia fundadora da Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial.

Palavras-chave:

transtornos da surdocegueira, comunicação, fonoaudiologia, educação especial.

Resumo

Este trabalho tem a intenção de apresentar para a Fonoaudiologia a surdocegueira, sua conceituação, classificação, etiologia, as formas de comunicação, o papel do guia-intérprete, o processo da orientação e mobilidade, a importância da participação da família, os processos de reabilitação e seu papel no desenvolvimento e na vida da pessoa com surdocegueira. Para o fonoaudiólogo, conhecer o impacto que as deficiências auditivas e visuais têm na linguagem e as formas de comunicação que poderão ser estabelecidas são aspectos de extrema valia para o delineamento de novas áreas de atuação e para o desenvolvimento de programas terapêuticos e educacionais.

Downloads

Metrics

PDF views
13,235
Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20261,056
|

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Villas Boas, D. C., Ferreira, L. P., Moura, M. C. de, & Maia, S. R. (2012). A comunicação de pessoas com surdocegueira e a atuação fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13157

Edição

Seção

Comunicações