A comunicação de pessoas com surdocegueira e a atuação fonoaudiológica

Autores

  • Denise C. Villas Boas Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.
  • Léslie P. Ferreira Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM; Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Fonoaudiologia e Fisioterapia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP.
  • Maria Cecília de Moura Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP.
  • Shirley R. Maia Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Sócia fundadora da Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e presidente do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial.

Palavras-chave:

transtornos da surdocegueira, comunicação, fonoaudiologia, educação especial.

Resumo

Este trabalho tem a intenção de apresentar para a Fonoaudiologia a surdocegueira, sua conceituação, classificação, etiologia, as formas de comunicação, o papel do guia-intérprete, o processo da orientação e mobilidade, a importância da participação da família, os processos de reabilitação e seu papel no desenvolvimento e na vida da pessoa com surdocegueira. Para o fonoaudiólogo, conhecer o impacto que as deficiências auditivas e visuais têm na linguagem e as formas de comunicação que poderão ser estabelecidas são aspectos de extrema valia para o delineamento de novas áreas de atuação e para o desenvolvimento de programas terapêuticos e educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Villas Boas, D. C., Ferreira, L. P., Moura, M. C. de, & Maia, S. R. (2012). A comunicação de pessoas com surdocegueira e a atuação fonoaudiológica. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13157

Edição

Seção

Comunicações