Avaliações fonológicas: análise das palavras de maior ocorrência considerando o vocabulário e a classe de sons

Autores

  • Ariane M. Gomes
  • Thaís D. Feltin
  • Angélica Savoldi
  • Márcia Keske-Soares

Palavras-chave:

patologia da fala e linguagem, estudos de avaliação como assunto, testes de associação de palavras, criança.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as palavras selecionadas como mais frequentes entre quatro avaliações fonológicas disponíveis no Português Brasileiro e, destas, verificar quais fazem parte do vocabulário básico das crianças e as classes de sons de maior ocorrência. Analisou-se as palavras que compõem os testes AFC, ABFW, REALFA e AVALIE, sendo consideradas como mais frequentes as que ocorreram em, no mínimo, três dos quatro testes. Das palavras analisadas, a maioria faz parte do vocabulário básico das crianças; já com relação às classes de sons, estas, no geral, seguiram a ordem de aquisição fonológica. Assim, os avaliadores devem estar atentos para que seja possível verificar na avaliação todos os fonemas em todas as suas posições. Além disso, o terapeuta tem uma essencial função na seleção das palavras-estímulos visando o posterior sucesso no tratamento fonoaudiológico.

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Publicado

2013-04-27

Como Citar

Gomes, A. M., Feltin, T. D., Savoldi, A., & Keske-Soares, M. (2013). Avaliações fonológicas: análise das palavras de maior ocorrência considerando o vocabulário e a classe de sons. Distúrbios Da Comunicação, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14926

Edição

Seção

Artigos