Comunicação alternativa: teoria e prática clínica

Autores

  • Carla Ciceri Cesa Faculdade Nossa Senhora de Fátima
  • Themis Maria Kessler Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

paralisia cerebral, linguagem, tecnologia de baixo custo.

Resumo

Introdução: A prancha de comunicação é um dos diversos recursos de baixa tecnologia disponíveis para a implementação de um sistema de Comunicação Alternativa. Objetivo: Investigar, a partir do discurso de dez fonoaudiólogas, as concepções de linguagem que subsidiam a introdução e o uso da prancha de Comunicação Alternativa na clínica de linguagem com sujeitos com paralisia cerebral e seus familiares. Material e Método: Foram realizadas entrevistas individuais semidirigidas e análise dos dados por meio de dois pontos norteadores: a) concepção de língua e de linguagem e b) a relação entre tais concepções e a práxis. Foi utilizada a análise de conteúdo, cujo método se baseia na dedução, tendo como principal objetivo a inferência. Resultados: Os resultados indicam diferentes formas de implementação do recurso junto à díade mãe-filho, havendo um predomínio na práxis de uma proposta de inclusão da família, embora nem sempre acompanhada de suporte teórico. Alguns dos fatores favorecedores da incorporação da Comunicação Alternativa fora do setting terapêutico são as concepções de linguagem de foco sociointeracionista associadas a conceitos psicanalíticos, como os que relacionam as funções parentais com o desenvolvimento subjetivo e de linguagem. Conclusões: Foram observadas práticas fonoaudiológicas de base sociointeracionista, comportamentalista e cognitivista.

 

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Biografia do Autor

Carla Ciceri Cesa, Faculdade Nossa Senhora de Fátima

Fonoaudióloga do Centro de Estudos e Fisioterapia para Funcionalidade e Integração - CENEFFI, Porto Alegre, RS, Brasil, docente da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, RS, Brasil; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Themis Maria Kessler, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga, Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria -UFSM, docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM, Santa Maria, RS, Brasil; Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

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Publicado

2014-09-12

Como Citar

Cesa, C. C., & Kessler, T. M. (2014). Comunicação alternativa: teoria e prática clínica. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/15147

Edição

Seção

Artigos