Relação entre os fonemas linguodentais e habilidades de mobilidade de língua

Autores

  • Marileda Barichello Gubiani Fonoaudióloga; Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana.
  • Marizete Ilha Ceron Fonoaudióloga; Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana.
  • Giséli Pereira de Freitas Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Márcia Keske-Soares Fonoaudióloga; Professor Associado do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM. Bolsista de produtividade CNPq – Brasil

Palavras-chave:

fala, distúrbios da fala, criança, transtornos da articulação

Resumo

Introdução: o objetivo deste trabalho foi relacionar a produção dos fonemas linguodentais (/t/, /d/, /n/ e /l/) e as habilidades de mobilidade de língua em 125 crianças de ambos os sexos e com idades entre 4:0 e 8:11. Método: a pesquisa foi realizada com base nos protocolos pertencentes a um banco de dados. Os pais e/ou responsáveis pelos sujeitos autorizaram a participação destes assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Tais sujeitos apresentavam diagnóstico prévio de desvio fonológico (DF) e alterações no sistema estomatognático (SEG), os resultados coletados foram do período pré-tratamento. A avaliação do sistema fonológico foi realizada através do instrumento Avaliação Fonológica da Criança (AFC) e a gravidade analisada através do cálculo do Percentual de Consoantes Corretas-Revisado (PCC-R). Assim, a amostra foi dividida em quatro grupos de segmentos (/t/, /d/, /n/ e /l/) subdivididos em três subgrupos: fonema adquirido, parcialmente adquirido e ausentes. Na avaliação do SEG foi verificado, entre diversos aspectos, as alterações de mobilidade de língua relevantes para este trabalho. A análise estatística foi realizada através do teste Mann-Whitney (teste U) no programa Statística 9.1 (significância estatística de 5%). Resultados: observou-se a inexistência de relação estatística entre os fonemas linguodentais e as habilidades de mobilidade de língua. Conclusão: este achado sugere que a produção dos fonemas /t/, /d/, /n/ e /l/ não está relacionada com as habilidades de movimento de língua.

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Publicado

2013-08-27

Como Citar

Gubiani, M. B., Ceron, M. I., Freitas, G. P. de, & Keske-Soares, M. (2013). Relação entre os fonemas linguodentais e habilidades de mobilidade de língua. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16462

Edição

Seção

Artigos