Relação entre os fonemas linguodentais e habilidades de mobilidade de língua
Palavras-chave:
fala, distúrbios da fala, criança, transtornos da articulaçãoResumo
Introdução: o objetivo deste trabalho foi relacionar a produção dos fonemas linguodentais (/t/, /d/, /n/ e /l/) e as habilidades de mobilidade de língua em 125 crianças de ambos os sexos e com idades entre 4:0 e 8:11. Método: a pesquisa foi realizada com base nos protocolos pertencentes a um banco de dados. Os pais e/ou responsáveis pelos sujeitos autorizaram a participação destes assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Tais sujeitos apresentavam diagnóstico prévio de desvio fonológico (DF) e alterações no sistema estomatognático (SEG), os resultados coletados foram do período pré-tratamento. A avaliação do sistema fonológico foi realizada através do instrumento Avaliação Fonológica da Criança (AFC) e a gravidade analisada através do cálculo do Percentual de Consoantes Corretas-Revisado (PCC-R). Assim, a amostra foi dividida em quatro grupos de segmentos (/t/, /d/, /n/ e /l/) subdivididos em três subgrupos: fonema adquirido, parcialmente adquirido e ausentes. Na avaliação do SEG foi verificado, entre diversos aspectos, as alterações de mobilidade de língua relevantes para este trabalho. A análise estatística foi realizada através do teste Mann-Whitney (teste U) no programa Statística 9.1 (significância estatística de 5%). Resultados: observou-se a inexistência de relação estatística entre os fonemas linguodentais e as habilidades de mobilidade de língua. Conclusão: este achado sugere que a produção dos fonemas /t/, /d/, /n/ e /l/ não está relacionada com as habilidades de movimento de língua.
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Copyright (c) 2013 Marileda Barichello Gubiani, Marizete Ilha Ceron, Giséli Pereira de Freitas, Márcia Keske-Soares
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