Memória de trabalho fonológica e consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem

Autores

  • Raphaela Barroso Guedes Granzotti Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe, Brasil
  • Suzana Aparecida Furlan Graduanda do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – Ribeirão Preto (SP), Brasil
  • Danielle Ramos Domenis Doutoranda do Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – Ribeirão Preto (SP), Brasil
  • Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – Ribeirão Preto (SP), Brasil

Palavras-chave:

transtornos de aprendizagem, memória de trabalho, educação

Resumo

Objetivo: Analisar as habilidades de memória de trabalho fonológica e consciência fonológica em crianças com dificuldades de aprendizagem escolar. Métodos: Foram avaliadas vinte e quatro crianças, com idades entre 8 e 11 anos, de ambos os sexos, divididas em dois grupos. O Grupo Pesquisa (GP) composto por 12 crianças com queixas de dificuldade escolar e Grupo Controle (GC) constituído por 12 crianças, estudantes da rede pública, sem queixas de dificuldade de aprendizagem escolar. Foram avaliadas por meio do Teste de Desempenho Escolar (TDE), Prova de Repetição de Palavras Sem Significado, Subteste 5 - Memória Sequencial Auditiva do ITPA, e pelo Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: No TDE todas as crianças do GP obtiveram escore inferior à normalidade, enquanto que no GC todas as crianças apresentaram escore entre médio e superior. No teste de Consciência Fonológica a maioria das crianças do GP (50%) apresentaram escores compatíveis com a fase pré-silábica, enquanto que no GC 58,33% encontravam-se na hipótese de escrita alfabética. Quanto ao desempenho nas habilidades de consciência fonológica no nível silábico, no fonêmico e no escore total, e no Subteste 5 - Memória Sequencial Auditiva do ITPA observou-se diferença entre os dois grupos (p<0,05). Na Prova de Repetição de Palavras Sem Significado, houve diferenças para as sequências de quatro a seis sílabas entre os grupos (p<0,005). Conclusão: os escolares com dificuldades de aprendizagem apresentaram maior comprometimento nas provas de consciência fonológica e memória de trabalho quando comparados com escolares com bom rendimento escolar.

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Publicado

2013-08-27

Como Citar

Granzotti, R. B. G., Furlan, S. A., Domenis, D. R., & Fukuda, M. T. H. (2013). Memória de trabalho fonológica e consciência fonológica em crianças com dificuldade de aprendizagem. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16477

Edição

Seção

Artigos