Caracterização vocal dos discentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Bruna Mateus Rocha de Andrade Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – São Paulo (SP), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Larisse Silva Nascimento Pós-graduação em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar– FONOHOSP – Salvador (BA), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Carlos Romário Siqueira dos Passos Pós-graduação em Audiologia com enfoque na prática clínica e gestão ocupacional – CEFAC – Aracaju (SE), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Ualisson Nogueira do Nascimento Pós-graduação em Voz – IDE Cursos – Salvador (BA), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Gládisson Garcia Aragão Souza Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Thatiane Côrtes Santos Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Paulo Roberto dos Santos Aguiar Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Daniel Francisco Neyra Castadena Docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Eugênia Hermínia de Oliveira Valença Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.

Palavras-chave:

Voz, Comunicação Social, Percepção Auditiva, Qualidade de Vida, Estudantes.

Resumo

Introdução: O presente estudo propicia interfaces entre a fonoaudiologia e a área de comunicaçãosocial, contribuindo para o desenvolvimento de propostas para promoção da saúde e expressividadeno aperfeiçoamento vocal. Objetivo: Caracterizar qualidade de vida em voz, saúde vocal, recursosexpressivos e parâmetros vocais em estudantes do Departamento de Comunicação Social da UniversidadeFederal de Sergipe. Material e Método: Estudo transversal de abordagem quantitativo-qualitativa, comuma população de 46 estudantes, aos quais se aplicou o protocolo sobre Qualidade de Vida em Voz, umroteiro de entrevista sobre saúde geral, uma avaliação da voz e fluência da fala e o Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice. Resultados: Os estudantes apresentam média dos escores QVV total83,33± 12,88; sócio emocional 90,72± 12,99 e físico 78,29 ±14; auto avaliação da voz “razoável a boa”.Em vozes femininas há associação entre pitch agudo, loudness fraca, maior tempo máximo de fonaçãode fricativo /s/; e em vozes masculinas pitch grave, loudness forte, ataque vocal brusco. Na populaçãogeral há associação entre diadococinesia alterada e média de taxa de elocução de sílabas/minuto, ênfasee entoação. Conclusão: Os estudantes referiram ter saúde vocal, impacto vocal positivo na qualidadede vida, parâmetros vocais predisponentes à sobrecarga laríngea e uso natural de recursos prosódicos.Isso sugere demanda de intervenção fonoaudiológica e habilitação na formação profissional, abrangendorecursos de expressão não verbal e vocal.

 

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Publicado

2014-12-10

Edição

Seção

Artigos