Caracterização vocal dos discentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Bruna Mateus Rocha de Andrade Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – São Paulo (SP), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Larisse Silva Nascimento Pós-graduação em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar– FONOHOSP – Salvador (BA), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Carlos Romário Siqueira dos Passos Pós-graduação em Audiologia com enfoque na prática clínica e gestão ocupacional – CEFAC – Aracaju (SE), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Ualisson Nogueira do Nascimento Pós-graduação em Voz – IDE Cursos – Salvador (BA), Brasil. Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Gládisson Garcia Aragão Souza Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Thatiane Côrtes Santos Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Paulo Roberto dos Santos Aguiar Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Daniel Francisco Neyra Castadena Docente do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.
  • Eugênia Hermínia de Oliveira Valença Docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe– UFS – Sergipe (SE), Brasil.

Palavras-chave:

Voz, Comunicação Social, Percepção Auditiva, Qualidade de Vida, Estudantes.

Resumo

Introdução: O presente estudo propicia interfaces entre a fonoaudiologia e a área de comunicaçãosocial, contribuindo para o desenvolvimento de propostas para promoção da saúde e expressividadeno aperfeiçoamento vocal. Objetivo: Caracterizar qualidade de vida em voz, saúde vocal, recursosexpressivos e parâmetros vocais em estudantes do Departamento de Comunicação Social da UniversidadeFederal de Sergipe. Material e Método: Estudo transversal de abordagem quantitativo-qualitativa, comuma população de 46 estudantes, aos quais se aplicou o protocolo sobre Qualidade de Vida em Voz, umroteiro de entrevista sobre saúde geral, uma avaliação da voz e fluência da fala e o Consensus Auditory–Perceptual Evaluation of Voice. Resultados: Os estudantes apresentam média dos escores QVV total83,33± 12,88; sócio emocional 90,72± 12,99 e físico 78,29 ±14; auto avaliação da voz “razoável a boa”.Em vozes femininas há associação entre pitch agudo, loudness fraca, maior tempo máximo de fonaçãode fricativo /s/; e em vozes masculinas pitch grave, loudness forte, ataque vocal brusco. Na populaçãogeral há associação entre diadococinesia alterada e média de taxa de elocução de sílabas/minuto, ênfasee entoação. Conclusão: Os estudantes referiram ter saúde vocal, impacto vocal positivo na qualidadede vida, parâmetros vocais predisponentes à sobrecarga laríngea e uso natural de recursos prosódicos.Isso sugere demanda de intervenção fonoaudiológica e habilitação na formação profissional, abrangendorecursos de expressão não verbal e vocal.

 

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Publicado

2014-12-10

Como Citar

Andrade, B. M. R. de, Nascimento, L. S., Passos, C. R. S. dos, Nascimento, U. N. do, Souza, G. G. A., Santos, T. C., Aguiar, P. R. dos S., Castadena, D. F. N., & Valença, E. H. de O. (2014). Caracterização vocal dos discentes do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17207

Edição

Seção

Artigos