Sequência lógica: a utilização como instrumento de avaliação de linguagem em crianças com desvio fonológico

Autores

  • Thaís D. Feltrin Fonoaudióloga.
  • Marizete I. Ceron Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Angélica Savoldi Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Márcia Keske-Soares Doutora, Professora do Curso de Fonoaudiologia e do Curso de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Criança, Linguagem, Fala, Transtornos da Articulação

Resumo

Objetivo: verificar a efetividade do uso da Sequência Lógica (SL) como instrumento de avaliação de linguagem de crianças com desvio fonológico (DF) através do cálculo da Média dos Valores da Frase (MVF), e descrever a MVF em relação às variáveis: gênero, faixa etária e gravidade do DF. Métodos: foram selecionados 30 prontuários de crianças com DF para constituir a amostra, sendo 15 meninas e 15 meninos com idade entre 4:4 e 7:5 (anos: meses). Essas crianças não apresentavam alterações em outras avaliações realizadas, exceto na avaliação fonológica. As avaliações utilizadas para a coleta e análise dos dados nesta pesquisa foram: a avaliação fonológica e a análise da SL. A SL foi analisada pela MVF - sintaxe, semântica, total da construção e extensão - na SL, verificou-se os resultados da MVF em relação às variáveis: gênero, faixa etária e gravidade do DF. Resultados: Verificou-se que 93,33% das crianças com DF conseguiram organizar a sequência sozinhos, sendo que todas elas contaram as três cenas. Na comparação dos elementos sintaxe, semântica, total da construção e total da extensão em relação ao gênero, verificou-se diferenças significativas para os três primeiros elementos citados e as meninas foram as que tiveram um desempenho melhor. Ao analisar as variáveis: sintaxe, semântica, total da construção e extensão em relação à gravidade do DF e à faixa etária não se observaram resultados significantes. Conclusões: o uso da SL serve para complementar as avaliações de linguagem para auxiliar no diagnóstico de DF, considerando-se principalmente os aspectos sintáticos e semânticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Feltrin, T. D., Ceron, M. I., Savoldi, A., & Keske-Soares, M. (2013). Sequência lógica: a utilização como instrumento de avaliação de linguagem em crianças com desvio fonológico. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17728

Edição

Seção

Artigos