Conhecimento de Graduandos de Pedagogia sobre o Processamento Auditivo

Autores

  • Gicélia B. Nascimento Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos K. Taguchi Doutor, Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Processamento Auditivo, Dificuldades de Aprendizagem, Pedagogia

Resumo

Introdução:A Desordem do Processamento auditivo (DPA) gera dificuldades no aprendizado de leitura e escrita. O professor é o profissional que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem das crianças em sala de aula e deve estar consciente sobre o que é Processamento Auditivo (PA) para identificar e encaminhar alunos para avaliação e terapia. Objetivo: analisar o grau de conhecimento de graduandos em pedagogia sobre o que é o Processamento Auditivo (PA). Método: trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e qualitativo realizada com 51 graduandos de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. Foram aplicados questionários, em intervalos de aula cedidos pelos professores, contendo onze perguntas abertas e fechadas elaboradas pelos autores. Resultados: os resultados apontam que a minoria dos graduandos possuía algum tipo de conhecimento sobre o PA em relação à sua definição; caracterização e suas relações com a linguagem oral e escrita. Conclusão: é vago ou pouco o conhecimento sobre o Processamento Auditivo em relação à sua definição; sua caracterização e suas relações com a linguagem oral e escrita. Os graduandos foram capazes de reconhecer algumas características de alterações, porém, não foram capazes de associá-las às habilidades de Processamento Auditivo.

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Publicado

2013-12-27

Como Citar

Nascimento, G. B., & Taguchi, C. K. (2013). Conhecimento de Graduandos de Pedagogia sobre o Processamento Auditivo. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17729

Edição

Seção

Artigos