Estereotipia é linguagem? Sentidos na terapêutica de crianças do espectro autista

Autores

  • Ellen Fernanda Klinger Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Paula Ramos Souza Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Transtorno Autístico, Linguagem infantil, Relação mãe-filho

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as possíveis relações entre as estereotipias e o desenvolvimentode linguagem em crianças do espectro autista. Os sujeitos deste estudo foram três meninos com diagnósticode Transtorno Global do Desenvolvimento, suas mães e a fonoaudióloga responsável pela conduçãodo processo terapêutico. Foram realizadas filmagens de trinta minutos com cada uma das crianças eminteração com suas mães ou com a fonoaudióloga, na brincadeira livre, durante o primeiro e décimomês de terapia. Também foram feitas entrevistas continuadas com as mães. Os dados foram transcritos eanalisados qualitativamente. Em todos os casos, inicialmente foi observado que o aumento dos jargões, falaecolálica e movimentos estereotipados ocorriam mais durante os momentos em que a mãe agia de formadiretiva para captar a atenção do filho. O sujeito 1 apresentou menor evolução em termos de supressão deestereotipias, o que esteve relacionado à maior gravidade do distúrbio psíquico e de linguagem. Os sujeitos2 e 3 apresentaram maior desenvolvimento de linguagem oral, tanto em termos de ocupação de posiçõesdiscursivas quanto em relação ao maior domínio gramatical, bem como diminuição das estereotipias.Verificou-se a diminuição das estereotipias correlacionada ao desenvolvimento da linguagem nos trêssujeitos estudados, sobretudo nos sujeitos 2 e 3 que iniciaram a fala. Todos os sujeitos demonstraram queas estereotipias eram engatilhadas por situações dialógicas, ou seja, embora menos evoluídas em termosexpressivos do que outras formas linguísticas, não eram desprovidas de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Ramos Souza, Universidade Federal de Santa Maria

fonoaudióloga docente UFSM

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Klinger, E. F., & Souza, A. P. R. (2014). Estereotipia é linguagem? Sentidos na terapêutica de crianças do espectro autista. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17870

Edição

Seção

Artigos