Relação entre percepção de ruído em sala de aula autorreferida por professores universitários e suas consequências sobre a voz

Autores

  • Emilse Aparecida Merlin Servilha Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Flavia Andressa Justo Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Palavras-chave:

Voz, Efeitos do Ruído, Distúrbios da Voz, Docentes.

Resumo

Objetivo: Relacionar percepção autorreferida de ruído em sala de aula e alteração vocal em professores. Método: Participaram 79 professores universitários, com média de idade de 49 anos, sendo 59 (74,68%) do sexo feminino e 20 (25,32%) do masculino, que referiram ambiente de trabalho ruidoso em um questionário. Captou-se uma amostra da voz de cada docente que foi analisada utilizando-se a escala GRBASI. Compararam-se os resultados de queixa de ruído, alteração vocal autorreferida e avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva. Resultados: Todos os professores queixaram-se da presença de ruído, porém apenas 48,10% deles mencionou alteração vocal. O número de sintomas vocais variou e foi significativa a associação entre autorreferência, alteração vocal e quatro sintomas ou mais (p= 0,0018). A avaliação vocal utilizando a escala GRBASI identificou 27,42% das vozes como alteradas, em especial em grau discreto, sem significância estatística quando relacionada à queixa de ruído. Conclusão: A autorreferência ao ruído em sala de aula foi muito prevalente nesta pesquisa, porém, quando relacionada à alteração vocal, não houve associação significativa.

 

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Biografia do Autor

Emilse Aparecida Merlin Servilha, Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutora. Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da Pontificia Universidade Católica de Campinas.

Flavia Andressa Justo, Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

médica formada pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Merlin Servilha, E. A., & Justo, F. A. (2014). Relação entre percepção de ruído em sala de aula autorreferida por professores universitários e suas consequências sobre a voz. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18080

Edição

Seção

Artigos