Programa Individualizado de comunicação alternativa para mães de crianças com paralisia cerebral não oralizadas

Autores

  • Mariana Gurian Manzini Universidade Federal de São Carlos
  • Claudia Maria Simôes Martinez Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência, Família, Educação Especial.

Resumo

Introdução: Crianças com paralisia cerebral, na qual desordens de natureza cognitiva, comunicativa, perceptiva e sensório-motora podem estar presentes, podem se beneficiar da comunicação suplementar e/ou alternativa. Objetivo: Avaliar um Programa Individualizado de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa para mães de crianças com Paralisia Cerebral não oralizadas. Método: Os participantes desta pesquisa foram três mães e seus respectivos filhos, com diagnóstico de Paralisia Cerebral não oralizada. Foi utilizado o Delineamento de Linha de Base Múltipla por Indivíduos e o procedimento experimental envolveu três fases: linha de base, intervenção e follow up. Resultados: Os resultados mostraram que as crianças com paralisia cerebral apresentaram melhoras nas habilidades comunicativas e fizeram uso de procedimentos de comunicação alternativa com sucesso. Houve aumento das habilidades expressivas por meios não oralizadas; o tempo de atenção e a participação ativa das crianças na atividade dialógica com sua mãe ficaram evidentes. Conclusão: A partir da intervenção, o repertório das mães mostrou-se significativo e houve um excelente desempenho das mesmas em utilizar os recursos de comunicação bem como um desempenho expressivo por parte das crianças em comunicar seus desejos por meio das figuras. Os procedimentos empregados evidenciaram aumento da interação e autonomia comunicativa das crianças.

 

 

 

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Biografia do Autor

Mariana Gurian Manzini, Universidade Federal de São Carlos

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Prefessora Substituta do Departamento de Terapia Ocupacional

Claudia Maria Simôes Martinez, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional

Maria Amélia Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial

Publicado

2015-03-01

Como Citar

Manzini, M. G., Martinez, C. M. S., & Almeida, M. A. (2015). Programa Individualizado de comunicação alternativa para mães de crianças com paralisia cerebral não oralizadas. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/18290

Edição

Seção

Artigos