Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia

Autores

  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe
  • Aline Cabral Oliveira Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes Granzotti Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe
  • Roxane Irineu Alencar Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly Silva

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Superior, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

Atualmente, com a necessidade de profissionais da saúde autônomos e críticos, têm-se discutido a necessidade de mudanças nas formas de ensino. Nesta direção, a Universidade Federal de Sergipe implantou projetos pedagógicos estruturados a partir do uso de Metodologias Ativas de Ensino. Dentre os cursos que adotaram esta metodologia, a Fonoaudiologia ganha destaque por ser o único no país que utiliza esse método pedagógico de forma integral. O objetivo desta comunicação é descrever uma proposta de formação em Fonoaudiologia baseada em Metodologias Ativas. De acordo com o Projeto Político Pedagógico, o curso é formado por quatro ciclos. O Ciclo I é interdisciplinar e comum a todos os cursos. A partir do Ciclo II, há módulos que trabalham assuntos específicos da Fonoaudiologia e seguem as etapas de ciclos de vida. O Ciclo II trabalha, especificamente, com conteúdos da infância e adolescência, e o Ciclo III, do adulto e idoso. No Ciclo IV ocorre a prática em estágios e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Todo conteúdo programático é trabalhado por meio de três eixos centrais: Sessões Tutoriais, Práticas de Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade. Nas Sessões Tutoriais utiliza-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, em quais problemas são disparadores para identificação dos objetivos de ensino a serem alcançados. Na Prática de Habilidades são desenvolvidas técnicas, favorecendo o diálogo entre teoria e prática. As Práticas de Ensino na Comunidade, iniciadas no Ciclo I, contribuem para a inserção social da Universidade e utiliza como estratégia de aprendizagem o Arco de Maguerez.

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Aline Cabral Oliveira Barreto, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Raphaela Barroso Guedes Granzotti, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Danielle Ramos Domenis, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Roxane Irineu Alencar, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Kelly Silva

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Dornelas, R., Oliveira Barreto, A. C., Granzotti, R. B. G., Domenis, D. R., César, C. P. H. A. R., Alencar, R. I., & Silva, K. (2014). Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19261

Edição

Seção

Comunicações