Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia

Autores

  • Rodrigo Dornelas Universidade Federal de Sergipe
  • Aline Cabral Oliveira Barreto Universidade Federal de Sergipe
  • Raphaela Barroso Guedes Granzotti Universidade Federal de Sergipe
  • Danielle Ramos Domenis Universidade Federal de Sergipe
  • Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César Universidade Federal de Sergipe
  • Roxane Irineu Alencar Universidade Federal de Sergipe
  • Kelly Silva

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Educação Superior, Aprendizagem Baseada em Problemas.

Resumo

Atualmente, com a necessidade de profissionais da saúde autônomos e críticos, têm-se discutido a necessidade de mudanças nas formas de ensino. Nesta direção, a Universidade Federal de Sergipe implantou projetos pedagógicos estruturados a partir do uso de Metodologias Ativas de Ensino. Dentre os cursos que adotaram esta metodologia, a Fonoaudiologia ganha destaque por ser o único no país que utiliza esse método pedagógico de forma integral. O objetivo desta comunicação é descrever uma proposta de formação em Fonoaudiologia baseada em Metodologias Ativas. De acordo com o Projeto Político Pedagógico, o curso é formado por quatro ciclos. O Ciclo I é interdisciplinar e comum a todos os cursos. A partir do Ciclo II, há módulos que trabalham assuntos específicos da Fonoaudiologia e seguem as etapas de ciclos de vida. O Ciclo II trabalha, especificamente, com conteúdos da infância e adolescência, e o Ciclo III, do adulto e idoso. No Ciclo IV ocorre a prática em estágios e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Todo conteúdo programático é trabalhado por meio de três eixos centrais: Sessões Tutoriais, Práticas de Habilidades e Práticas de Ensino na Comunidade. Nas Sessões Tutoriais utiliza-se a Aprendizagem Baseada em Problemas, em quais problemas são disparadores para identificação dos objetivos de ensino a serem alcançados. Na Prática de Habilidades são desenvolvidas técnicas, favorecendo o diálogo entre teoria e prática. As Práticas de Ensino na Comunidade, iniciadas no Ciclo I, contribuem para a inserção social da Universidade e utiliza como estratégia de aprendizagem o Arco de Maguerez.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Dornelas, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Aline Cabral Oliveira Barreto, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Raphaela Barroso Guedes Granzotti, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Danielle Ramos Domenis, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro César, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Roxane Irineu Alencar, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Kelly Silva

Professora do Núcleo de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe - Campus Prof. Antonio Garcia Filho

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Dornelas, R., Oliveira Barreto, A. C., Granzotti, R. B. G., Domenis, D. R., César, C. P. H. A. R., Alencar, R. I., & Silva, K. (2014). Metodologias Ativas: Uma experiência na Fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 26(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19261

Edição

Seção

Comunicações