A outra face do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Autores

  • Rita de Cassia Fernandes Signor Hospital Infantil Joana de Gusmão
  • Ana Paula de Oliveira Santana Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, transtornos de aprendizagem, medicalização.

Resumo

Resumo: É alta a procura pelo atendimento fonoaudiológico por sujeitos que, por terem desempenho escolar insatisfatório, são considerados portadores de “distúrbios” ou de “dificuldades” de leitura e escrita. Muitos desses sujeitos, ao serem avaliados por médicos, acabam recebendo diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade). Os estudos na área são muito abrangentes e é possível observar duas principais tendências teórico-metodológicas que tentam explicar o problema. De um lado, estão os pesquisadores (organicistas) que acreditam no caráter orgânico do TDAH e o tomam como um transtorno neurobiológico, de cunho genético, responsável pelo aparecimento de sintomas de impulsividade, hiperatividade e desatenção. De outro lado, estão pesquisadores que veem nesse diagnóstico um processo de medicalização da educação. A segunda vertente, que se enquadra em um paradigma sócio-histórico, preconiza que os problemas de atenção e aprendizagem ocorrem em virtude de questões sociais, políticas e educacionais e não decorrem, portanto, de aspectos de ordem biológica. O objetivo deste trabalho é realizar uma discussão em torno dessas duas visões sobre o chamado TDAH e suas possíveis implicações para os processos de apropriação da linguagem escrita por escolares. Propõe-se, desse modo, uma reflexão conceitual tomando por escopo dois paradigmas antagônicos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cassia Fernandes Signor, Hospital Infantil Joana de Gusmão

Doutora e mestre em Linguística pela UFSC. Fonoaudióloga do Hospital Infantil em Florianópolis. Pesquisadora do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Ana Paula de Oliveira Santana, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UNICAMP. Professora titular do curso de Graduação em Fonoaudiologia e de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Signor, R. de C. F., & Santana, A. P. de O. (2015). A outra face do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Distúrbios Da Comunicação, 27(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/19700

Edição

Seção

Artigos