Desempenho de escolares em produções de escritas antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar

Autores

  • Ana Paula Zaboroski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Samuel Antozczyszen Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Leandro José Michelon Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP)

Palavras-chave:

Escrita manual, Narração, Estudantes, Ensino.

Resumo

Este estudo verificou o desempenho de escolares do 3º ano do ensino fundamental em produções escritas livres, antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar desenvolvida junto às práticas pedagógicas de uma professora, ao longo do ano letivo. Participaram 17 alunos e uma professora do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Curitiba, Paraná. A pesquisa, de caráter colaborativo, considerou 34 produções escritas dos alunos, coletadas no 1° e no 4º bimestres, para fins de avaliação e planejamento de intervenções interdisciplinares, voltadas aos aspectos cognitivos e linguísticos, com foco para o manuseio e o conhecimento de diferentes gêneros textuais. Estas produções foram analisadas a partir da categorização de histórias baseada em dois estudos. Os resultados indicaram melhora no desempenho dos escolares após as intervenções. A maioria das produções escritas (treze) encontrava-se na Categoria I, na coleta inicial (1º bimestre). Após as intervenções (4º bimestre), estas produções evoluíram para histórias escritas completas e mais elaboradas. Nesta coleta final, destacamos sete produções que se encontravam na Categoria VI e seis na Categoria V. Além disso, também houve melhor estruturação e organização do texto, utilizando-se mais da paragrafação, que corresponde a um importante aspecto macrolinguístico. Os resultados contribuíram para a reflexão e a consideração de três fatores: a) Aprendizagem explícita; b) Necessidade de realização de atividades de natureza metatextual e, c) Condição de produção escrita. A intervenção interdisciplinar se mostrou como uma proposta favorável de assessoria educacional.

 

Downloads

Metrics

PDF views
978
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202699
|

Biografia do Autor

Ana Paula Zaboroski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Fonoaudióloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI).

Samuel Antozczyszen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor e diretor do ISAM, Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar, graduado em Psicologia, especialista em Filosofia e Psicanálise, mestrando em Educação pelo PPGE-UNICENTRO.

Leandro José Michelon, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Enfermeiro. Mestrando pelo ProgramaInterdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário-UNICENTRO. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul/PR.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Zaboroski, A. P., Antozczyszen, S., Michelon, L. J., & Oliveira, J. P. de. (2015). Desempenho de escolares em produções de escritas antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20182

Edição

Seção

Artigos