Desempenho de escolares em produções de escritas antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar

Autores

  • Ana Paula Zaboroski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Samuel Antozczyszen Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Leandro José Michelon Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP)

Palavras-chave:

Escrita manual, Narração, Estudantes, Ensino.

Resumo

Este estudo verificou o desempenho de escolares do 3º ano do ensino fundamental em produções escritas livres, antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar desenvolvida junto às práticas pedagógicas de uma professora, ao longo do ano letivo. Participaram 17 alunos e uma professora do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região metropolitana de Curitiba, Paraná. A pesquisa, de caráter colaborativo, considerou 34 produções escritas dos alunos, coletadas no 1° e no 4º bimestres, para fins de avaliação e planejamento de intervenções interdisciplinares, voltadas aos aspectos cognitivos e linguísticos, com foco para o manuseio e o conhecimento de diferentes gêneros textuais. Estas produções foram analisadas a partir da categorização de histórias baseada em dois estudos. Os resultados indicaram melhora no desempenho dos escolares após as intervenções. A maioria das produções escritas (treze) encontrava-se na Categoria I, na coleta inicial (1º bimestre). Após as intervenções (4º bimestre), estas produções evoluíram para histórias escritas completas e mais elaboradas. Nesta coleta final, destacamos sete produções que se encontravam na Categoria VI e seis na Categoria V. Além disso, também houve melhor estruturação e organização do texto, utilizando-se mais da paragrafação, que corresponde a um importante aspecto macrolinguístico. Os resultados contribuíram para a reflexão e a consideração de três fatores: a) Aprendizagem explícita; b) Necessidade de realização de atividades de natureza metatextual e, c) Condição de produção escrita. A intervenção interdisciplinar se mostrou como uma proposta favorável de assessoria educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Zaboroski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Fonoaudióloga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR. Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI).

Samuel Antozczyszen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Professor e diretor do ISAM, Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar, graduado em Psicologia, especialista em Filosofia e Psicanálise, mestrando em Educação pelo PPGE-UNICENTRO.

Leandro José Michelon, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Enfermeiro. Mestrando pelo ProgramaInterdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário-UNICENTRO. Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul/PR.

Jáima Pinheiro de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP)

Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/UNESP), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Zaboroski, A. P., Antozczyszen, S., Michelon, L. J., & Oliveira, J. P. de. (2015). Desempenho de escolares em produções de escritas antes e após uma proposta de intervenção interdisciplinar. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20182

Edição

Seção

Artigos