Percepção dos pais acerca do comportamento e características vocais de crianças

Autores

  • Fernanda dos Santos Pascotini Universidade Federal de Santa Maria
  • Ribeiro Veis Vanessa Universidade Federal de Santa Maria
  • Haeffner Salete Bonfanti Leris Universidade Federal de Santa Maria
  • Cielo Aparecida Carla Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Criança, Disfonia, Pais, Percepção, Voz

Resumo

Objetivo: Verificar a percepção dos pais acerca do comportamento e características vocais dos filhos escolares, analisados por sexo. Método: Estudo transversal analítico, realizado de maio a novembro de 2013, com 104 pais de escolares, de 8 a 12 anos de idade, de Escola Pública Municipal do sul do Brasil, que responderam a questionário auto administrado sobre sua percepção em relação ao comportamento vocal dos filhos. Variáveis: idade, sexo, hábitos vocais, classificação e alterações da voz. Utilizaram-se os testes não-paramétricos Qui-Quadrado de Pearson e Teste entre Duas Proporções, adotando-se o nível de significância de 5%. Resultados: Na percepção dos pais, os escolares falam muito (>65%) e alto (>49%), assistem televisão com alto volume (>40%). As meninas cantam mais (58,2%), ingerem mais bebidas geladas (50,9%) e escutam mais sons com alto volume (27,3%), enquanto os meninos apresentam mais o hábito frequente de tosse (24,5%) com diferença significante (p<0,05). A alteração da voz foi observada em cerca de um terço dos escolares, sendo a mais referida a alta intensidade da voz (> 65%) e no momento em que estava nervoso (>42%).  Conclusões: Conclui-se que na percepção dos pais a maioria dos escolares tem voz normal, mas com hábito de falar muito e alto, além de assistir televisão com alto volume. Na percepção de voz alterada, os pais apontaram como tipo de alteração o “falar com forte intensidade” e o momento “quando está nervoso”. As meninas têm mais hábito de cantar, ingerir bebida gelada e escutar som com alto volume, enquanto os meninos, de tossir frequentemente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Pascotini, Universidade Federal de Santa Maria

Fisioterapeuta; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Ribeiro Veis Vanessa, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga; Professor Colaborador do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Irati, PR, RS, Brasil.

Haeffner Salete Bonfanti Leris, Universidade Federal de Santa Maria

Médica Pediatra; Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Cielo Aparecida Carla, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga; Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2015-06-12

Como Citar

Pascotini, F. dos S., Vanessa, R. V., Leris, H. S. B., & Carla, C. A. (2015). Percepção dos pais acerca do comportamento e características vocais de crianças. Distúrbios Da Comunicação, 27(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20426

Edição

Seção

Artigos