Sinais e sintomas de disfunção autônoma em professores e sua relação com as queixas vocais e as variáveis ocupacionais

Autores

  • Carla Aparecida Cielo Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
  • Vanessa Veis Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.
  • Carla Franco Hoffmann Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Palavras-chave:

Docentes, Saúde do Trabalhador, Sistema Nervoso Autônomo, Sistema Nervoso Central, Voz

Resumo

Objetivo: descrever a ocorrência, correlacionar e associar os sinais e sintomas de disfunção autônoma relacionados à voz com as características ocupacionais, queixas vocais, sexo e idade de um grupo de professores. Material e Método: 114 indivíduos, com idade entre 20 e 66 anos, média de 37,76 anos, sendo 102 mulheres e 12 homens. Os participantes responderam ao Protocolo de Disfunção Autônoma (PDA), sendo coletados também dados de identificação, ocupacionais e queixas vocais. Os dados foram analisados estatisticamente por meio dos testes não paramétricos Correlação de Pearson e ANOVA, com intervalo de significância de 5%. Resultados: os professores apresentaram tempo médio de utilização da voz profissional de 12,7 anos, trabalhando em média 6,96 horas diárias. Houve média de 16,89 sintomas com relação direta com a voz. Não houve correlação dos sinais e sintomas de disfunção autônoma com idade, tempo de atuação profissional e utilização diária da voz ou associação com a rede de ensino em que os professores atuavam. Houve associação entre a média dos escores dos domínios de sinais e sintomas de disfunção autônoma com o sexo feminino e a presença de queixas vocais. Conclusão: No grupo de professores estudado, a média de ocorrência de sintomas sem relação com a voz foi de 24,72; de sintomas com relação direta com a voz foi de 16,89 e de questões não relevantes foi de 5,32. Mulheres e indivíduos que apresentavam queixas vocais mostraram mais sinais e sintomas de disfunção autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Aparecida Cielo, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fonoaudióloga; Professor Associado do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Vanessa Veis Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO.

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria (RS), Brasil; Professora Colaboradora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Irati (PR), Brasil.

Carla Franco Hoffmann, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM

Fonoaudióloga; Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Cielo, C. A., Ribeiro, V. V., & Hoffmann, C. F. (2015). Sinais e sintomas de disfunção autônoma em professores e sua relação com as queixas vocais e as variáveis ocupacionais. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/20466

Edição

Seção

Artigos