Desempenho escolar de crianças com distúrbio de aprendizagem: comparação entre crianças com e sem deficiência intelectual
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Baixo rendimento escolar, Transtornos de aprendizagem, Diagnóstico diferencialResumo
Em uma cultura onde o saber ler/escrever é tão valorizado, estudar as variáveis envolvidas nas dificuldades de aprendizagem é de suma importância. Essas variáveis são relacionadas a fatores orgânicos e sociais e, por tal tema ser tão importante e complexo, diversos profissionais o pesquisam. Neste trabalho analisamos o desempenho escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem, mas em um grupo as crianças apresentavam deficiência intelectual (DI) e no outro, o nível cognitivo médio. Vale ressaltar que tanto o diagnóstico de DI como o de alterações de aprendizagem foi dado após avaliação e discussão em equipe multiprofissional. A hipótese inicial era que as crianças com DI tivessem um pior desempenho acadêmico, porém, após análise estatística dos dados, observou-se que as crianças com nível cognitivo normal apresentavam uma grande dificuldade acadêmica, assim como aquelas como DI. O diagnóstico médico dessas crianças era variável, englobando transtorno do humor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, inadequações ambientais, dentre outros. Este dado serviu como alerta, demonstrando que muitas crianças com pobre desempenho escolar, que são “rotuladas” por seus professores, pais e outros profissionais como tendo deficiência intelectual, na verdade apresentam nível cognitivo na média, mas possuem outras variáveis que interferem de modo importante na aprendizagem, como alterações emocionais e ambientais. O estudo também reforça a importância do diagnóstico diferencial em cada caso, pois mesmo essas crianças apresentando o mesmo rendimento escolar, as causas são variáveis e, em cada situação há um tratamento mais apropriado, melhorando o prognóstico.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Patrícia Aparecida Zuanetti, Kelli Alves Silva Santos, Fabíola Mishima-Nascimento, Marisa Tomoe Hebihara Fukuda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.