Desempenho escolar de crianças com distúrbio de aprendizagem: comparação entre crianças com e sem deficiência intelectual

Autores

  • Patrícia Aparecida Zuanetti Doutoranda da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP - USP
  • Kelli Alves Silva Santos Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Fabíola Mishima-Nascimento Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Marisa Tomoe Hebihara Fukuda Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Baixo rendimento escolar, Transtornos de aprendizagem, Diagnóstico diferencial

Resumo

Em uma cultura onde o saber ler/escrever é tão valorizado, estudar as variáveis envolvidas nas dificuldades de aprendizagem é de suma importância. Essas variáveis são relacionadas a fatores orgânicos e sociais e, por tal tema ser tão importante e complexo, diversos profissionais o pesquisam. Neste trabalho analisamos o desempenho escolar de crianças com dificuldades de aprendizagem, mas em um grupo as crianças apresentavam deficiência intelectual (DI) e no outro, o nível cognitivo médio. Vale ressaltar que tanto o diagnóstico de DI como o de alterações de aprendizagem foi dado após avaliação e discussão em equipe multiprofissional. A hipótese inicial era que as crianças com DI tivessem um pior desempenho acadêmico, porém, após análise estatística dos dados, observou-se que as crianças com nível cognitivo normal apresentavam uma grande dificuldade acadêmica, assim como aquelas como DI. O diagnóstico médico dessas crianças era variável, englobando transtorno do humor, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, inadequações ambientais, dentre outros. Este dado serviu como alerta, demonstrando que muitas crianças com pobre desempenho escolar, que são “rotuladas” por seus professores, pais e outros profissionais como tendo deficiência intelectual, na verdade apresentam nível cognitivo na média, mas possuem outras variáveis que interferem de modo importante na aprendizagem, como alterações emocionais e ambientais. O estudo também reforça a importância do diagnóstico diferencial em cada caso, pois mesmo essas crianças apresentando o mesmo rendimento escolar, as causas são variáveis e, em cada situação há um tratamento mais apropriado, melhorando o prognóstico.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Zuanetti, Doutoranda da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP - USP

Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Atualmente é fonoaudióloga contratada do HCRP - USP (área de linguagem infantil e audiologia educacional) e doutoranda do programa de pós-graduação de psicobiologia da FFCLRP - USP.

Kelli Alves Silva Santos, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Fonoaudióloga graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Fabíola Mishima-Nascimento, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Fonoaudióloga Mestre pelo programa de pós graduação do departamento de Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Marisa Tomoe Hebihara Fukuda, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Doutora pelo programa de psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP

 

 

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Zuanetti, P. A., Santos, K. A. S., Mishima-Nascimento, F., & Fukuda, M. T. H. (2016). Desempenho escolar de crianças com distúrbio de aprendizagem: comparação entre crianças com e sem deficiência intelectual. Distúrbios Da Comunicação, 28(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22791

Edição

Seção

Artigos